53ª Travessia Mar Grande-Salvador acontece em novembro

ESPORTE

Uma tradição enraizada há mais de seis décadas, a Travessia Mar Grande-Salvador, que teve sua primeira edição em 1955,  mas não é realizada desde 2016, retorna ao calendário esportivo em grande estilo. Considerada uma das mais tradicionais provas de natação do Brasil, após seis anos de hiato, a Baía de Todos os Santos recebe, de braços abertos, a 53ª edição desta emblemática competição, que será realizada dia 19 de Novembro de 2023, no formato natação individual. Ao longo de mais de 60 anos, essa travessia icônica tem desafiado os mares e o tempo, provando-se como uma jornada única que testa a coragem e determinação dos participantes. O percurso de cerca de 12 km desafia os nadadores a superar seus próprios limites. A largada acontecerá a partir das 7h30, na praia do Duro em Mar Grande, município de Vera Cruz e a chegada acontecerá na Praia do Porto da Barra, em Salvador.   As inscrições são limitadas e estão abertas no site oficial da competição até o dia 02/11. A idade mínima para participação da prova é de 13 (treze) anos. Todos os inscritos receberão um kit exclusivo e uma assinatura gratuita de um ano do Jornal A TARDE Digital.

A Travessia é uma realização do Grupo A TARDE e Ambiance Esporte e Eventos, com produção da Vira Mundo, apoio do Governo do Estado da Bahia e da Federação Bahiana de Desportos Aquáticos, Tia Sônia e Hammered, patrocínio do Faz Atleta, Governo da Bahia, FEDEX, Powerade e Crystal e parceria com a Prefeitura de Vera Cruz.

O diretor da Ambiance, Bruno Riella, que já participou da prova como atleta nove vezes e é um dos responsáveis por esta edição, declarou estar animado para a volta do evento. “É uma alegria muito grande poder trazer de volta essa prova tão emblemática, tão importante, que é a Travessia Mar Grande-Salvador para o calendário de eventos esportivos da Bahia, do Brasil e do mundo. A gente vai receber atletas de outros estados, inclusive, e a expectativa é realmente de resgatar essa prova de uma forma brilhante, realizando a maior e melhor edição de todos os tempos”, contou Bruno ao Portal A TARDE.

Para este ano, na 53ª edição, Bruno Riella promete uma grande estrutura para que o atleta seja valorizado e o evento seja uma experiência única para os envolvidos. “Nós estamos preparando uma estrutura muito boa, desde a largada até a chegada, sempre valorizando os atletas. Desde o atendimento nas inscrições, indo até a parte de premiação e finalização do evento. A nossa missão é essa: fazer uma prova segura e uma prova que seja inesquecível para todos os atletas e todos os espectadores”, complementou o diretor da Ambiance.

Eduardo Dute, diretor de marketing do Grupo A TARDE, ressaltou que o evento não abrange só o lado esportivo, mas que também é uma prova icônica em diversos sentidos. Além disso, revelou que o documentário que conta histórias da Travessia será lançado ainda este mês, antes da prova. “Este é um evento que vai muito além de uma simples competição esportiva. Representa uma celebração da cultura, da superação e do amor pela natação. Essa competição carrega uma tradição de 68 anos, enraizada na cultura do estado, conecta as gerações, como um lembrete das raízes históricas da Bahia. São inúmeras histórias de famílias de nadadores e nadadoras que realizaram a prova e serão contadas em no documentário”, disse Dute.

Na última Travessia Mar Grande-Salvador, em 2016, os grandes vencedores foram Allan do Carmo, com um tempo de 1h36min39, e Márcia Santos, que concluiu a prova em 1h54min30. Diego Albuquerque, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), relembrou momentos marcantes da Travessia e valorizou a importância desta retomada. “Toda a Bahia está muito ansiosa com o retorno da tradicional Mar Grande-Salvador. Essa prova, que é uma das primeiras provas de águas abertas, uma das travessias mais antigas e mais tradicionais do mundo, tem um marco muito especial na vida dos atletas que atravessam a Baía de Todos os Santos. Então, a volta da Travessia só vai engrandecer o nosso esporte”, afirmou Diego.

Da Largada: A largada acontecerá na praia do Duro em Mar Grande, município de Vera Cruz e a chegada acontecerá na Praia do Porto da Barra em Salvador. As largadas acontecerão da seguinte forma: primeiro todas as categorias masculinas e 10 minutos depois, atletas das categorias femininas.

DA PREMIAÇÃO: Receberão medalha de participação todos os atletas que completarem a prova. Receberão Troféu os 03 primeiros colocados de cada categoria masc e fem. Os 05 primeiros colocados do geral masculino e feminino receberão Troféu  + premiação em dinheiro + kit hammerhead + kit Tia Sônia. Troféu para os 05 primeiros colocados masters masc e fem + premiação em dinheiro + kit hammerhead.

SERVIÇO

53ª TRAVESSIA MAR GRANDE SALVADOR

Data: 19 de novembro de 2023 (domingo)

Horário: a partir das 7h30

Local de Largada: Praia do Duro em Mar Grande, Vera Cruz

Local de Chegada: Praia do Porto da Barra em Salvador

Inscrições e Regulamentos: www.travessiamargrandesalvador.com.br

Valores: Segundo lote R$200,00

Percurso: aproximadamente 12 km

Mais Informações: www.travessiamargrandesalvador.com.br

 

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *