Shoppings funcionando aos domingos e pequenos shows em bares: anunciadas novas retomadas em Salvador

REGIÃO METROPOLITANA

A Prefeitura de Salvador anunciou novas ações da terceira fase de reabertura do comércio, na manhã desta sexta-feira (4/9). Entre as novidades está a liberação do funcionamento dos shoppings e centro comerciais aos domingos e feriados, das 12h às 20h. Além disso, foi autorizado, também, o popular voz e violão nos bares e resturantes. A Prefeitura também vai flexibilizar a abertura das academias, agora aos domingos e feriados.

De acordo com o prefeito ACM Neto (DEM), as novidades serão publicadas no Diário Oficial do município ainda nesta sexta e passarão a valer a partir da próxima segunda (7/9). “Já os templos religiosos já tínhamos anunciado elevação para 30%. Com o decreto do governo que ampliou o número total de pessoas, também iremos adotar isso. 30% ou 100 pessoas. O que não muda é o distanciamento de 1,5m entre os participantes”.

BARES

“Havia um apelo de artistas, que ficaram sem nenhum tipo de renda, para a liberação do voz e violão. Não há hipótese de banda, de forma alguma. Não está permitido. Vamos permitir música ao vivo, somente com voz e violão, respeitada a lei da poluição sonora. Quero trazer um recado claro: estamos permitindo o voz e violão, mas o qualquer mínimo ou hipotético risco de aglomeração, vamos fechar o estabelecimento. Levantou e saiu da mesa, tem que colocar a máscara. Não será permitido dança, pagode ou batuque. Se acontecer será responsabilidade do bar e será interditado”.

Ainda no ramo de alimentos, outra novidade, então proibida pela gestão municipal, voltará ao normal: o selfie-service. “Permitimos. O cliente poderá se servir, porém, o restaurante terá que fornecer luva descartável ao cliente que vá se servir. Se não fornecer, não poderá ter o selfie-service. O restaurante terá que fornecer e exigir o uso. Não pode ser reutilizável. Uma luva para cada cliente. Condição fundamental”, disse o prefeito de Salvador.

CURSOS LIVRES 

Na área da educação, cursos poderão voltar a acontecer, mas não há previsão para retorno das escolas de todos os níveis e faculdades na capital. “Vamos autorizar a retomada dos cursos livres [de idoma, informática e profissionalizantes]. Primeiro, funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 19h. A recomendação é que o aluno do grupo de risco [mais de 60 anos, com comorbidade, grávida] não volte a frequentar. Horário de início e final das aulas deverão ser escalonados para evitar aglomeração na chegada e saída. Carga horária semanal máxima 4h por aluno”, explicou.

“Estamos exigindo um intervaldo minímo de 15 minutos para haver higienização das salas. O número de alunos estará limitado a 50% da capacidade máxima da sala. Nós vamos exigir o distanciamento minímo de 1,5m das cadeiras entre os alunos. Terão que marcar no chão, o posicionamento de cada cadeira. A temperatura de instrutores, alunos e professores terá que ser medida todos os dias. Acima de 37,5° não poderá entrar. Uso obrigatório de máscara o tempo todo. É uma regra inegociável. Desde que chegou até o momento que deixar o local”, completou o democrata.

Cursos de reciclagem de vigilantes também podem funcionar, de segunda à sexta, das 9h às 19h.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *