Homens que comem frutas sofrem menos de impotência sexual, segundo estudo realizado pelas universidades de East Anglia, no Reino Unido e Harvard, nos Estados Unidos. Para chegar a essa constatação, os autores do estudo avaliaram hábitos de 25. 096 homens e a incidência da impotência sexual durante dez anos. Após cruzamento de dados, foi observado que quem consumia frutas era 14% menos propenso a dificuldades de ereção, comparado aos que não consumiam esses alimentos.
As frutas que mais combatem a impotência sexual masculina são as que possuem flavonoides, como morango, mirtilo e framboesa e as cítricas, como laranja e acerola. Isso porque os flavonoides parecem ter um efeito relaxante sobre os vasos sanguíneos, o que facilita a ereção.
Outros hábitos saudáveis ajudam igualmente a afastar o fantasma da impotência: A prática regular de atividade física, alimentação pobre em gorduras, como também a abstenção de vício do fumo. Tais hábitos ajudam o processo da circulação sanguínea, facilitando a passagem do sangue, o que é um fator fundamental para o pênis se tornar e permanecer ereto.
A disfunção erétil se caracteriza pela dificuldade ou incapacidade do homem em obter e manter uma ereção plena durante a relação sexual. De forma eventual, não deve ser encarada com preocupação, mas quando se torna recorrente pode afetar seriamente a vida sexual do homem, gerando baixa autoestima e estresse. O problema pode ocorrer em diversas fases da vida, inclusive na juventude.
Um alimento muito usado pela Medicina Ayurvédica, o feno-grego, pode e deve ser incorporado ao seu cardápio alimentar. Tanto o extrato, como o óleo trazem muitos benefícios à saúde. Os produtos auxiliam a amenizar problemas no estômago, vesícula biliar, problemas respiratórios, úlceras na boca, feridas, dor de garganta, diabetes, inflamações, febre, gripe e resfriados, anemia, cólica abdominal e menstrual e insônia.
O feno-grego também ajuda a emagrecer, a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, a proteger o coração e fortalecer o sistema imunológico. Grávidas se beneficiam com o alimento, pois ele ajuda a aumentar a produção de leite. A erva também é conhecida por seu efeito anticancerígeno.
A parte mais utilizada da planta são as sementes, que possuem sabor delicadamente amargo. Mas quando cozido, o feno-grego tem um sabor muito agradável. Pode ser usado como tempero, depois que as sementes são secas e moídas, ajudando no preparo de diversos alimentos. O melhor é que as sementes são ricas em minerais como ferro, potássio, cálcio, selênio, cobre, zinco, manganês e magnésio. E também vitaminas A, C e do complexo B.
Não são só as gestantes que são beneficiadas com a planta. Ela dá uma forcinha aos homens que sofrem de disfunção erétil e impotência, pois aumenta os níveis de testosterona. Um estudo que foi publicado na revista Phytotherapy Research revelou que homens que receberam placebo ou cápsulas de extrato de feno-grego durante seis semanas, tiveram significativa melhora no processo de excitação sexual, energia e resistência, auxiliando a manter normais os níveis de testosterona.
Tanto homens como mulheres devem evitar o consumo em altas doses, já que podem sofrer com diarreia, inchaço ou gases. Na gravidez, o feno-grego também é contraindicado, por apresentar um efeito abortivo. Também pode causar hemorragia em algumas pessoas, já que tem ação anticoagulante. O ideal é comprar as sementes e tostá-las levemente para reduzir o amargo. Em seguida elas devem ser moídas e depois usadas no tempero de diversos pratos como cozidos, legumes e sopas.