Apesar de serem adversários políticos, o governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) têm sido citados país afora pela união no combate a um adversário em comum: o coronavírus. A parceria dos gestores estadual e municipal, respectivamente, ganhou destaque e elogios dados pelo ex-ministro e ex-Governador do Ceará, Ciro Gomes, que foi o convidado do programa QVP, da TV Aratu, nesta quinta-feira (04/06).
“É um grande exemplo da escola política baiana. Admiro vocês, esse exemplo que vocês estão dando serve para o Brasil . Dois adversários, que tem hora marcada para brigar, se deram as mãos e estão juntos. Espero que vençam a pandemia”, disse Ciro.
Durante a atração, Gomes fez uma análise do governo do presidente Jair Bolsonaro. Em sua opinião, o chefe do Poder Executivo está criando o cenário favorável à aplicação de um golpe de Estado. “O Bolsonaro está escalando o golpe, tá vendo se quebra a hierarquia, a disciplina. Não estou exagerando, não. No passado, ele já arquitetou colocar bomba no Exército. É só olhar na internet”.
Para ele, a única solução viável para crise atual virá através da retirada de Bolsonaro do poder. “Para nós, só temos uma saída. Para agosto e setembro, efetivarmos o impeachment”, afirmou.
O ex-ministro dos governos de Fernando Henrique e Lula também não poupou críticas ao petista, de quem tem tentado se distanciar desde as últimas eleições presidenciais. “Lula é politicamente mais respeitável do que o Bolsonaro, isso precisa ficar claro. Mas ele está tomado de ódio pelo povo brasileiro. Conheço Lula há 40 anos”, sentenciou.
*70% dos 15% da esquerda no Brasil…*