O Fado: Por; Ricardo Ferreira, a verdade ou a mentira

REGIÃO METROPOLITANA

Coluna o Fado.

A Verdade ou a Mentira.

O que vale nos dias de hoje.
A autenticidade ou a falsidade?
A realidade ou a aldrabice?
A sinceridade ou a conversa?
A verdade ou a balela?

Situações se repetem todos os dias, nesta época informatizada e dominada pela tecnologia, que de certa maneira monitora e vigia os cidadãos.
Somos meras marionetes manipuladas por quem detém o poder.
O condão e a capacidade de controle, está nas mãos daqueles que dispõem da informação e da tecnologia de comunicação.
Exemplos vários povoam o nosso cotidiano…
Em mil novecentos e quarenta e nove, o escritor Britânico George Orwell, publica o romance “1984”, onde retrata uma sociedade manipulada física e psicológica por um estado totalitário, que controla através da tecnologia e da comunicação a população.
O estado imaginário criado pelo autor, exalta as condições de máxima opressão, desespero, ou privação. Autoritarismo, domínio opressivo da sociedade, motivando uma desagregação social.
A tecnologia tem um papel primordial pois é o instrumento desse controle por parte do poder (estado, instituições, corporações). O romance é uma sátira, visão irônica ou aviso, que se aplica á atualidade, pois desnuda as convenções existentes nas sociedades, bem como, os limites excedidos e ultrapassados, por quem usa o poder e a informação. A ostensividade é supervisionada tirânicamente pelo grande irmão (em inglês), Big Brother, aquele que controla, domina, vê tudo, decide o que é verdade e (ou) mentira, é inatingível e eventualmente nem existe.
Esse estado, instituição ou corporação, procura e quer o poder para seu próprio benefício ou daqueles que o rodeiam. Inexiste o interesse no bem geral ou da sociedade.
Este romance publicado à setenta anos, faz-nos pensar e refletir em que mundo vivemos na atualidade. O que desejamos para nós e descendentes.
Esse mundo criado por George Orwell, subsiste, perdura, e persevera além da ficção!!!
Ele é a realidade hoje.

Ricardo Ferreira.

adm

23 thoughts on “O Fado: Por; Ricardo Ferreira, a verdade ou a mentira

  1. Uma comparação que realmente se aplica à atualidade.
    “Somos meras marionetes manipuladas por quem detém o poder.” só temos que verificar que quem tem o tal poder não é quem aparece, mas quem coloca afigura no pedestal.
    Abraço Ricardo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *