A Caixa Econômica Federal está liberando os saques em dinheiro para os trabalhadores que estão recebendo o auxílio emergencial de R$ 600 por meio da poupança digital do banco. Até agora, essas pessoas somente podiam movimentar as contas por meio do aplicativo Caixa Tem (pagamentos e transferências), sem a possibilidade de retirada em espécie.
Para retirar o dinheiro, não será preciso ir às agências da Caixa. Basta gerar um código por meio do Caixa Tem. Esse código libera a retirada em caixa eletrônico ou em lotéricas. A Caixa tem mais de mil agências no país que abrem às 8h para atender os clientes, mas apenas para serviços essenciais, como saque de benefício do INSS sem cartão e pagamento de seguro-desemprego.
Com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e nas unidades lotéricas, o saque em dinheiro vai ser liberado de forma escalonada, seguindo o mês de aniversário do beneficiário. Hoje, poderão sacar o auxílio apenas os nascidos entre janeiro e fevereiro.
Veja o passo a passo para fazer o saque da poupança digital
1 – O trabalhador deve acessar a sua Poupança Digital no aplicativo Caixa TEM. A Poupança Social 2 – Digital é gratuita e isenta de cobrança de tarifas. Veja aqui como acessá-la e movimentá-la
3 – Nesta segunda-feira, dia 27, a Caixa irá habilitar uma opção no Caixa TEM para o beneficiário solicitar o saque
4 – Nessa opção, o trabalhador deve informar o valor que deseja sacar
5 – Depois que informar o valor, um código será gerado
6 – Anote o código e guarde, pois somente por meio dele o saque será autorizado no caixa eletrônico e/ou na lotérica
7 – Todos os trabalhadores incluídos no Cadastro Único até 20 de março com direito ao auxílio que não tiverem uma conta identificada terão aberta automaticamente pela Caixa a conta poupança social digital.
As contas também serão abertas para os trabalhadores que se inscreveram para receber o auxílio emergencial por meio do aplicativo Caixa / Auxílio Emergencial ou do site e não tinham conta em outro banco.
Confira os serviços disponíveis na poupança social digital
Limite de até dois saques por mês, em caixas eletrônicos e lotéricas.
Limite de até três transferências por mês, para conta de depósitos para outros bancos, pelos próximos 90 dias.
Transferências ilimitadas para as contas da Caixa.
Limite de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias.
Realização de consultas por meio digital, site ou aplicativos disponibilizados pela Caixa.
Pagamento de boletos e contas de água, luz e telefone, entre outras.