Por nove votos, os vereadores da cidade de Madre de Deus aprovaram o pedido de impeachment do prefeito do município, Jeferson Andrade (PP), durante sessão nesta terça-feira (12/5). O pepista estava afastado do cargo desde o final do mês de abril, por suposta fraude em uma obra no local. A sessão que discutiu o assunto foi divulgada no site da câmara de vereadores.
Com a decisão, o vice-prefeito Jailton Polícia (PTB) assume o lugar de Andrade, que perderá, também, os direitos políticos por oito anos. O pedido inicial de afastamento do cargo foi feito pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), sob a justificativa de Improbidade Administrativa, executado pela 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, órgão vinculado ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-Ba).
De acordo com os documentos divulgados pela Câmara, estão sendo investigados, também, o presidente da comissão de licitação, Celestino Souza Filho, o secretário de infraestrutura da cidade, João Gustavo de Cerqueira Lima Márcio Garrido Gonçalves Braga, e o assessor técnico de coordenação de obras, José Carlos Barreto da Silva.
Ainda segundo os documentos, as obras de pavimentação e drenagem, que tinham o prazo para ficarem prontas em 10 meses, não foram concluídas, mesmo com investimento considerado superfaturado.