Sobe para 183 o número de mortes por Covid-19 na Bahia; 1.286 pacientes estão recuperados

REGIÃO METROPOLITANA SAÚDE

Subiu para 183 o número de mortes por Covid-19 na Bahia, conform boletim da Secretaria da Saúde (Sesab) divulgado na noite desta sexta-feira (8/5). São 13 a mais que o informado no início da tarde de hoje.

A Bahia registra, agora, 4.818 casos confirmados da doença provocada pelo novo coronavírus, o que representa 24,95% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 1.286 pacientes recuperados e os óbitos, 3.349 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 158 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (64,94%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1 milhão de habitantes são Ipiaú (2.223,53), Ilhéus (1.706,43), Uruçuca (1.657,00), Itabuna (1.336,63) e Coaraci (1.118,11).

O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 19.307 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

TAXA DE OCUPAÇÃO

Na Bahia, dos 888 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 446 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 50%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 422 leitos exclusivos para o coronavírus, 235 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 55,7%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

EXAMES

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 24.557 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 8 de maio de 2020. Atualmente, 2.944 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.

FAIXA ETÁRIA

Quanto ao sexo dos casos confirmados, 51,12% foram do sexo feminino. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 25,01% do total. O coeficiente de incidência por 1 milhão de habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos ou mais (644,72/1 milhão de habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa etária, seguida da faixa de 30 a 39 anos (525,26/1 milhão de habitantes).

A Sesab ressalta que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações no site da Sesab.

Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui.

EM TEMPO

Nesta sexta-feira, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, publicou um vídeo, em seu perfil no Twitter, no qual fez considerações a respeito da pandemia na Bahia. “Estamos atingindo 60 dias desde o primeiro caso. Foram dois meses de luta e estamos vencendo, mas, é importante, neste mês de maio, que continuemos respeitando as regras que aprendemos de higiene, uso de máscara e distanciamento social”, diz ele.

Em outro momento, Vilas-Boas fala que muita gente está desrespeitando as recomendações e, por isso, pode haver aumento de contágio nas próximas semanas. “Estamos muito preocupados com o que acontecerá com a Bahia no mês de junho se nós não conseguirmos baixar as taxas atuais”.

Confira:

Fábio Vilas-Boas

@fabiovboas

É imprescindível que, ao longo desse mês, continuemos seguindo as regras que aprendemos com essa batalha. Higienizar as mãos, usar máscara, evitar aglomerações e respeitar as regras de isolamento social nunca foi tão importante para contermos o avanço da Covid-19 em nosso estado.

Vídeo incorporado

Veja outros Tweets de Fábio Vilas-Boas
adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *