O secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, usou as redes sociais na manhã desta quarta-feira (29/4), para enaltecer “a realização de testes rápidos Covid-19 em farmácias”. Porém, segundo o gestor, “sem orientação adequada, pode fazer com que aqueles que testarem negativo achem que estão sem a doença, quando o valor preditivo negativo desse tipo de teste é baixíssimo”, disse.
A realização de testes rápidos Covid-19 em farmácias é um avanço. Entretanto, sem orientação adequada, pode fazer com que aqueles que testarem negativo achem que estão sem a doença, quando o valor preditivo negativo desse tipo de teste é baixíssimo. https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-04/anvisa-aprova-testes-rapidos-para-covid-19-em-farmacias …
Anvisa aprova testes rápidos para covid-19 em farmácias
Farmácias não serão obrigadas a disponibilizar o teste. O estabelecimento que optar pelo procedimento deverá ter profissional qualificado para realizar o exame.
agenciabrasil.ebc.com.br
O secretário defende que o fato de a doença não ter sido diagnosticada naquele momento, não deve alterar o comportamento do cidadão, pois é impossível prever o que acontecerá no futuro próximo. Ainda de acordo com Vilas-Boas, o resultado do teste positivo possui maior valor que o negativo. “Simplificando: se der negativo não quer dizer nada. Se der positivo, vc deve procurar o sistema de saúde para confirmar com o RT-PCR.”
Nesta terça-feira (28/4), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou por unanimidade, a utilização de testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 em farmácias. A medida foi aprovada pela diretoria colegiada do órgão temporariamente, e em caráter excepcional, e exige que haja profissionais capacitados nesses estabelecimentos para realizar o procedimento.