Coluna o Fado.
Establishment.
Tenho lido e relido vários artigos de opinião sobre esta situação entre Bolsonaro e Moro. Causas e consequências, opiniões convergentes e divergentes, obrigam à reflexão e tentativa de entendimento em latu senso de tudo o que se passa.
Salvo melhor opinião a situação é muito mais grave, do que aparenta á primeira vista e análise.
Disse anteriormente que não existiam traídos nem traidores e que a culpa não se resume ao Presidente nem a Moro.
A meu ver a contextualização política deste Brasil de hoje é muito mais complexa para culparmos um dos dois referenciados.
Efetivamente quando Moro assumiu o Ministério da Justiça com a expectativa de que solucionaria todos os problemas, foi afirmado que o mesmo teria carta branca com status de super ministro. Só que na prática algumas suas ações, foram severamente vetadas e anuladas ou pelo Congresso Nacional (Projeto Anti-Crime), ou por alguns membros do Judiciário, onde se incluí como todos sabem, parte dos Ministros do órgão supremo da justiça. No mesmo barco se encontrava Bolsonaro. Começa a ficar isolado na governação sem apoio parlamentar nenhum, pois nunca se sujeitou às diretrizes da política errada onde durante anos, era necessário dar cargos aos partidos políticos, para ser ter governabilidade.
Hoje o Presidente só tem o apoio inequívoco de parte da população brasileira e das forças armadas.
Bolsonaro e Moro foram os dois ficando sozinhos na luta contra o establishment. Não imaginariam nunca que esse mesmo sistema destruiria essa união. Moro desistiu da luta, cansou-se das brigas, das pressões, das chatices, do disse que não disse, das perseguições, (pois ele foi Ministro a ser abatido pela oposição e não só, julgou dezenas de corruptos), dos malfeitores.
Aquilo que seria a continuidade do combate á corrupção e o seu objetivo primordial começa a emperrar nos bloqueios que o sistema tem e a própria PF é sinônimo disso. Presidente e Ministro assistem à poda das videiras, sem terem como modificar e alterar a vindima.
O tão famoso e antigo sistema mais uma vez ditava as regras do jogo.
O que fazer agora!!!
Ricardo Ferreira.
Ricardo,você tem um estilo único para escrever, uma criatividade incrível.Muito bom.
Muito obrigado pelas palavras. Fico grato pelos leitores ficarem agradados com minha escrita.
Texto com muita objetividade.
Parabéns.
A sua escrita pertinente é muito perspicaz. Gostei.
Ricardo Ferreira surpresa agradável a cada escrita a cada reflexão. Interessante como consegue isso.
Excelente. Forma de escrever mto reflexiva e certa. Vc merece mais oportunidades pois o seu trabalho é evolutivo. Boa sorte no futuro espero mais escritos. Repassando para os meus contatos amigos e amigas.
Achei que Ricardo é muito pertinente nas suas idéias e crônicas. Obrigada pela oportunidade.
Simples agradável e objetivo. Isso basta para que a informação seja percebida. Você consegue isso com naturalidade.
Gostei do seu texto.
Texto excelente Ricardo