Após casos de Covid, 200 pacientes do Hospital Santo Antônio serão transferidos

REGIÃO METROPOLITANA SAÚDE

Os pacientes do Hospital Santo Antônio, pertencente às Obras Sociais Irmã Dulce, serão transferidos, após casos de covid-19 na instituição, para que ocorra um processo de desinfecção.  A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Osid decidiram transferir, provisoriamente e de modo inicial, 200 pacientes internados no Hospital Santo Antônio para outras unidades de saúde da rede pública estadual. Desses, 26 possuem diagnóstico positivo para Covid-19. Os demais, com perfil etário acima de 60 anos, serão transferidos como medida protetiva. O processo de transferência foi iniciado neste domingo (19).

Em nota, a Sesab explicou que ao longo dos últimos 15 dias, foi verificado um aumento do número de casos diagnosticados de coronavírus (Covid-19) no Hospital Santo Antônio, pertencente às Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). A “Diretoria da Osid desencadeou, imediatamente, todas as medidas de contingência recomendadas, incluindo isolamento de funcionários e pacientes, assim como a realização de testes RT-PCR para Covid-19 em todos os colaboradores sintomáticos”.

A unidade passará por outra higiene terminal após a transferência e, por orientação da Sesab, será reduzido o número de leitos. Sao cerca de mil leitos no hospital. Em conversa com o BNews, a assessoria da Osid explicou que a ideia é desafogar e higienizar o espaço.

Entre as medidas adotadas será realizada a desinfecção terminal de todas as áreas assistenciais do hospital; redução de 50% do número de leitos em cada enfermaria; adequações dos sistemas de renovação de ar; realização de testes RT-PCR em todos os funcionários e pacientes, mesmo os assintomáticos; intensificação das auditorias da utilização correta dos EPIs por todos os profissionais de saúde, além da desparamentação desses profissionais; entre outras ações. O Governo do Estado, por meio da Sesab, informou que dará todo apoio necessário para que o Hospital Santo Antônio possa retornar ao pleno funcionamento e com segurança para pacientes e funcionários.

A Assessoria negou ainda a informação que circula na rede social de que existem 100 pessoas infectadas e o hospital será interditado.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *