O prefeito ACM Neto anunciou, na manhã desta quarta-feira (15/4), novas medidas no combate ao coronavírus. O gestor revelou que reduziu em 30% o seu salário e o do vice-prefeito, Bruno Reis. Além disso, gratificações de comissionados serão diminuídas no mesmo percentual. A medida – que vai acarretar uma economia de R$ 50 milhões nos cofres públicos -, será válida por três meses.
“Temos que dar o exemplo. Não me sentiria à vontade de dar início a uma série de decisões de cortes de economia, sem incluir meu próprio salário e o do vice-prefeito”, declarou o prefeito, que foi além. “Não vamos mexer nos salários-base e sim nas gratificações, os cargos comissionados. Servidores públicos não entram nessa determinação. Pessoas diretamente envolvidas no Covid-19 e nos serviços essenciais, não terão o corte”.
Traçando um panorama da queda de arrecadação da prefeitura, provocada pelo regime de isolamento social, Neto destacou que as primeiras previsões apontam para uma redução de 30% no recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS), principal fonte de arrecação da prefeitura e que está diretamente ligado ao setor de prestação de serviços e à atividade econômica do município. “Essa queda pode ser ainda maior caso a crise se prolongue. Além disso, nós já sabemos que, quando as coisas voltarem (ao normal), a economia não volta no mesmo ritmo, portanto, a gente tem que trabalhar diante de um cenário de imprevisibilidade. Não sabemos o que vai acontecer” afirmou, esclarecendo, ainda, que as medidas visam, sobretudo, a manutenção dos empregos de terceirizados e funcionários que trabalham no Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
Apesar disso, o prefeito voltou a refoçar a necessidade de cumprimento das regras de restrição social impostas pela prefeitura e pediu, mais uma vez, que a população da cidade permaneça em casa. “A curva de Salvador está controlada e nós temos uma curva melhor do que a média do Brasil e do que muitas capitais do brasileiras. O momento agora é de continuar a vigilância e o apelo a cada pessoa para o cumprimento dos decretos estabelecidos pela Prefeitura para a manutenção dessas restrições, para evitar aglomerações, para a gente contiuar a ter bom êxito no combate ao coronavírus”, finalizou.
A prefeitura de Salvador através do prefeito ACM Neto deveria sancionar um decreto para que empresas privadas deixe os idosos em quarentena em casa.Tenho 68 anos problemas de saúde sou ipertenso e tenho problema circulação por tanto sou da área de risco e estou trabalhando a empresa não liberou e estou exposto ao novo Coranavirus podendo na ida e vinda p casa poder contaminar meus familiares.Grato pela atenção.Edisio.