A Prefeitura de Araci, a 190 km de Salvador, anunciou que registrou a primeira morte pelo novo coronavírus da cidade, nesta quarta-feira (8/4), por meio de suas redes sociais. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O paciente era morador do município, idoso, hipertenso e diabético. Ele teve o material coletado para análise no mesmo dia do óbito, na última segunda-feira (6/4), feito pela Secretaria de Saúde de Araci, após autorização da família.
De acordo com informações da coordenação da vigilância epidemiológica da secretaria de Saúde do município, o paciente tinha dado entrada no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição na noite do último sábado (4/4), apresentando dores gastrointestinais. Após ter sido medicado, foi indicado a retornar para casa. Dois dias depois, retornou ao hospital com dores mais graves.
A vítima não apresentava os principais sintomas para a contaminação pelo coronavírus, como problemas respiratórios ou sintomas graves de gripe. Das nove notificações que foram enviadas anteriormente por Araci, oito já haviam sido descartadas, e o óbito foi confirmado como positivo. Os familiares que tiveram contato com o idoso estão em isolamento residencial e estão sendo monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Araci.