Após informar que o primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil havia ocorrido em janeiro, o Ministério da Saúde voltou atrás e disse que a data estava errada. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a pasta corrigiu o registro e disse que o caso ocorreu, na verdade, em 25 de março.
Em nota, o Ministério afirmou que a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, onde o primeiro caso teria ocorrido, teria se confundido na data. O início dos sintomas, que estava como 23 de janeiro de 2020, teria acontecido em 25 de março de 2020. A Secretaria do Estado ainda não se pronunciou sobre o erro.
Segundo o Ministério da Saúde, os dados no sistema de notificação estão sendo atualizados. O primeiro caso relatado volta a ser 26 de fevereiro, quando um paciente atendido em São Paulo apresentou sintomas após voltar da Itália.
A informação de que havia um primeiro caso em janeiro havia sido divulgada na última quinta-feira (2/4). De acordo com o Ministério, o registro era de uma mulher de 75 anos, de Minas Gerais, e que morreu em decorrência do vírus. O caso teria sido analisado em investigação retrospectiva dos casos.