Cerca de 700 mil smartphones estão sendo monitorados por meio do uso do Sistema de Posicionamento Global (GPS) em Recife. A ferramenta foi desenvolvida em parceira com a empresa de geolocalização In Loco. Segundo a Prefeitura, o método faz parte das medidas adotadas para evitar a propagação do coronavírus.
Por meio da ferramenta, é possível saber o distanciamento coletivo, se as pessoas estão cumprindo as orientações de isolamento ou quais bairros da cidade estão desobedecendo medidas. “Os números vão nos mostrar os bairros com menos índices de confinamento e, com isso, iremos orientar a população desprotegida através de SMS ou notificações em aplicativos que o usuário faça uso no seu smartphone, além de intensificar ações da Guarda Municipal, controle urbano e carros de som”, disse o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB/ PE).
Até o momento, a Secretaria Estadual de Saúde contabiliza um total de 42 casos confirmados, sendo 30 no Recife, três em Jaboatão dos Guararapes, dois em Olinda, um em Caruaru, um em Belo Jardim e um em Petrolina.