A maioria dos brasileiros teme o coronavírus, mas concorda com medidas severas de restrição para conter a disseminação da doença, segundo pesquisa Datafolha divulgada hoje (22).
As medidas oficiais para conter o vírus têm alta aceitação: 92% concordam com a suspensão de aulas, 94% aprovam a proibição de viagens internacionais e 91% são favoráveis à interrupção nos campeonatos de futebol do país. Outros 92% apoiam o fechamento de fronteiras. Já o encerramento do comércio divide opiniões: 46% são a favor, 33% são contra e 21% aprovam parcialmente.
A suspensão de celebrações religiosas tem apoio de 82%. Já a quarentena temporária, ou seja, o isolamento forçado em casa, tem apoio de 73%, ante 24% que a rejeitam e 2% que se dizem indiferentes.
Praticamente todos (99%) dizem saber sobre o vírus, 72% deles se considerando bem informados. Para 24%, o grau de informação é mediano, e 3% se veem desinformados.
Três quartos dos ouvidos (74%) têm medo de ser infectados pelo vírus que causa a Covid-19. Desses, 36% dizem ter muito medo, e 38%, um pouco. A preocupação é maior entre as mulheres: 44% têm muito medo, ante 35% dos homens. O maior índice de pessoas que acham que não serão contaminadas está justamente entre o grupo de risco mais evidente, aqueles com mais de 60 anos: 19%.
Entre quarta (18) e sexta (20), foram ouvidas 1.558 pessoas, com margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada por telefone, devido à pandemia.