Com 33 casos confirmados do novo coronavírus na Bahia, o prefeito ACM Neto determinou a interdição das praias do Porto da Barra, Farol da Barra, Rio Vermelho, Itapuã, Piatã e Ribeira, a partir deste sábado (21), por 15 dias. A medida, anunciada nesta quinta-feira (19), tem o intuito de conter as aglomerações de pessoas.
A interdição será feita com o uso de estacas e arames lisos, gradis, balizadores, além da utilização de galhardetes contendo as informações do decreto e orientações ao público. A operação é realizada pela Secretaria de Manutenção (Seman)
Além disso, serão feitas fiscalizações por parte da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria de Ordem Pública (Semop). A operação contará com 60 guardas municipais e 15 veículos, tendo início às 9h, no Porto da Barra.
Nas demais praias da cidade, a Guarda vai atuar, mediante denúncia da própria população, para evitar aglomerações, conforme decretos já publicados tanto por parte do município quanto do Estado.
Como denunciar
O cidadão deve fazer denúncias preferencialmente por meio do site do Fala Salvador. Pode ainda fazê-lo por e-mail ou pelas redes sociais da Ouvidoria (ouvidoria@salvador.ba.gov.br e @ouvidoria, respectivamente), já que o telefone 156 está sobrecarregado em função das demandas provocadas por conta das dúvidas da população em relação ao coronavírus e também pelas solicitações da Operação Chuva.
Proibição de comércio
O decreto publicado hoje no Diário Oficial também proíbe a realização de atividades comerciais em qualquer praia do município, no trecho de areia, bem como a realização de eventos. Os kits distribuídos pela Semop aos comerciantes que atuam nas praias serão retirados e não haverá cobrança de taxas a esses profissionais enquanto durar a medida, com tempo inicial de 15 dias.