Por: Henrique Brinco
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia, negou ontem que os empresários chineses tenham desistido de construir a Ponte Salvador-Itaparica. O grupo vencedor do leilão para tocar o projeto mostrara sinais de recuo, sendo que o contrato ainda não foi assinado.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a pasta afirma que “reuniões de acompanhamento estão sendo realizadas entre o Governo do Estado e o consórcio chinês como parte da tramitação até a assinatura do contrato para construção da Ponte Salvador – Ilha de Itaparica”. “A homologação da licitação foi publicada no Diário Oficial do Estado de 24 de janeiro. A partir desta data, há um prazo para a assinatura do contrato de 60 dias prorrogáveis por mais 30 dias”, acrescenta o texto. Os representantes do consórcio chinês formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction (CCCC) devem assinar o contrato para construção da Ponte Salvador-Itaparica na próxima semana. A informação foi dada pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), durante transmissão do Papo Correria, no Youtube, na última terça-feira.
“A partir da assinatura do contrato, que deve ocorrer nos próximos dias, o consórcio tem 12 meses pra preparar toda a papelada, mobilizar obra, fazer projeto complementar, arrumar estrutura financeira e, ao fim dos 12 meses, ele tem que começar a obra. Terão 4 anos pra fazer a obra”, explicou. O prazo para a assinatura do contrato para a construção do equipamento começou a vigorar em 27 de janeiro e vale por 60 dias.
No mês passado, o consórcio faltou à reunião que marcaria a assinatura do contrato. A China passa, desde janeiro, por uma epidemia do novo coronavírus (COVID-19). O Brasil tem 433 casos suspeitos por infecção do vírus; Na Bahia, são 17.
Após a assinatura do contrato com o Governo do Estado, prevista para março deste ano, o consórcio terá um ano para elaborar o projeto e outros quatro para executar o equipamento. A gestão e a administração da ponte vão durar 30 anos, conforme licitado. De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo, o investimento para a obra será de R$ 5,4 bilhões, com aporte de R$ 1,5 bilhão por parte do estado. Com ela, a previsão é de que sejam gerados sete mil empregos durante a construção do equipamento.
A ponte Salvador-Itaparica terá 12,4 km de extensão e beneficiará 4,4 milhões de habitantes. O projeto inclui ainda a implantação dos acessos à ponte na capital baiana, por túneis e viadutos, e na Ilha, com a ligação à BA-001, junto com uma nova via expressa e a interligação desta com a Ponte do Funil.