Na manhã deste sábado (7/3), o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, divulgou por meio das redes sociais que o estado de saúde da primeira paciente com coronavírus na Bahia evoluiu bem e que a o organismo da mulher conseguiu controlar a infecção, livrando-se do vírus.
De acordo com o secretário, após completar o período de quarentena, a paciente poderá retornar a sua vida normal, sem riscos, pois a doença é está assintomática.
Fábio Vilas-Boas@fabiovboasDurante todo o período a partir da notificação inicial do caso ao CIEVS-BA, as medidas de contenção foram acionadas. Assim que a amostra resultou negativa para um painel de 21 vírus respiratórios no nosso LACEN, a lâmpada vermelha foi ligada. #COVID19
Graças ao apoio do Gov @costa_rui, o LACEN-BA é um dos únicos laboratórios a realizar testes genéticos para exclusão simultânea, de 21 vírus respiratórios. Isso tem permitido a adoção imediata de medidas preventivas nos casos negativos (ou seja, que podem ser #COVID19).
Conforme o boletim emitido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de janeiro até às 17 horas da sexta-feira (06/3), a Bahia registrou 93 casos notificados com suspeita clínica de infecção por coronavírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 33 foram descartados laboratorialmente e 38 que ainda aguardam análise laboratorial e um caso confirmado. Os municípios notificantes foram Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Porto Seguro, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista.