Raul Seixas (1945-1989), homenageado na Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ em 2024, ganha a exposição coletiva ‘‘Metamorfose Ambulante – Uma Jornada no Universo de Raul Seixas”, no Museu Eugênio Teixeira Leal, na Galeria Francisco de Sá, no Pelourinho.
A mostra, que vai até o dia 31 deste mês, integra a programação Rota dos Museus do Centro Histórico e tem curadoria, concepção e expografia de Mario Edson. Para ele, um tributo ao Raul Seixas através de técnicas e inspirações diversas é “um delicioso e gratificante desafio”.
“A importância da obra do Raul, sua trajetória no universo social e cultural, aliados à sua conhecida vocação à transgressão, que eu melhor classificaria como excelência em vanguarda, são incontestáveis. Figura de rara e singular importância no universo artístico da Bahia, nunca esteve tão atual e tão necessário. Contar com um time heterogeneamente harmônico e talentoso é o sonho de todo curador… A narrativa flui, o equilíbrio é brindado por doses cavalares de criatividade e inovação. Agradeço a oportunidade e confiança à produção e, sobretudo, aos artistas que responderam de forma pontual e surpreendente a ousada provocação. Toca Raul!”, diz o curador.
Vinte artistas visuais irão expor imagens que celebram o grande artista e compositor baiano:
-Alê Fernandes
-Alysson Costa
-André Araújo
-Anunciação
-Clarissa Mustafá
-Edneide Andrade
-Fernando Queiroz
-Jana Dourado
-Jô Nascimento
-Luiz Folgueira
-Luis Henrique
-Luzimar Azevedo
-Marcos Clement
-Marguerita Arize
-Mario Edson
-Marcos Cabuloso
-Menelaw Sete
-Raimundo Bida
-Rodrigo Nery
-Vanderlei Oliveira – Rei do Mosaico
O museu
Inaugurado em dezembro de 1984, o Museu Eugênio Teixeira Leal está localizado em um sobrado do século 19 e é composto por uma biblioteca, cineteatro, galerias, possuindo um acervo de 9.233 peças. Entre os itens, destacam-se moedas, medalhas e condecorações nacionais e estrangeiras, medalhas militares, mobiliário, pinturas, placas, troféus, distintivos e selos. Suas coleções têm um valor inestimável devido às curiosidades, contexto histórico e preciosidades que abrigam.
Este importante equipamento cultural também desenvolve parcerias com outras instituições públicas e privadas, ONGs e grupos afins para a realização de atividades educativas, culturais e eventos.
Rota dos Museus
Com o objetivo de valorizar os museus do Centro Histórico e dar mais destaque tanto às exposições permanentes, quanto às que são criadas para a FLIPELÔ, a Rota dos Museus nesta edição tem 17 instituições participantes. São eles: Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, ME Ateliê de Fotografia, Centro Cultural Solar Ferrão, Casa do Carnaval da Bahia, Museu do Mar Aleixo Belov, Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), Museu Nacional de Enfermagem do Cofen (MuNEAN), Casa do Benin, Sociedade Protetora dos Desvalidos, Museu da Gastronomia Baiana, Memorial das Baianas de Acarajé, Memorial da Medicina Brasileira, Fundação Casa de Jorge Amado, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Museu Eugênio Teixeira Leal e Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
A Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ 2024 acontece de 7 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador, com uma programação 100% gratuita. A FLIPELÔ 2024 é apresentada pelo Ministério da Cultura e Nubank, conta com o patrocínio do Grupo CCR, SICOOB, Banco do Nordeste, Rede, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, Bahiagás, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secult e da Saltur, além do apoio da Rede Bahia e ITS Brasil . A FLIPELÔ é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado e correalização do Sesc.
SERVIÇO:
O quê: Exposição coletiva ‘Metamorfose Ambulante – Uma Jornada no Universo de Raul Seixas’
Onde: Museu Eugênio Teixeira Leal – Galeria Francisco de Sá, Pelourinho.
Quando: 08 a 31 de agosto
Horários: 08/08 – 09h às 22h
09/08 – 09h às 20h
10 e 11/08 – 09h às 18h
12 a 31/08 de segunda a sexta das 9h às 18h