Coletivo ‘Escreva, Garota!’ quer empoderar mulheres com a escrita na FLIPELÔ

LITERATURA

A escrita feminina é potente e ressoa durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho, que acontece entre os dias 7 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador. Com o objetivo de empoderar mulheres, o ‘Escreva, Garota!’ participa da oitava edição da FLIPELÔ, trazendo luz para o protagonismo feminino, sendo um grupo de apoio, engajamento e capacitação continuada de mulheres que promovem a arte da escrita.

Durante a festa literária o grupo vai debater questões relacionadas à literatura, à escrita, à potência da mulher e ao feminismo. Os encontros acontecerão na Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), localizada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho.  A SPD é a primeira associação civil negra do país e uma das mais antigas das Américas.

Fundado e coordenado há quatro anos por Lella Malta, autora, coordenadora e empreendedora social, o ‘Escreva, Garota!’ possui mais de 250 mulheres, espalhadas por sete países diferentes, funcionando como um clube de assinatura.

As integrantes usufruem de inúmeros benefícios, como: encontros com grandes nomes da literatura nacional, aulas com temáticas relacionadas ao mundo da escrita e do empreendedorismo literário e acesso a uma rede de engajamento entre assinantes que visa a divulgação do trabalho individual de cada uma das escritoras participantes.

Para Lella Malta, participar de uma festa literária como a FLIPELÔ,  é “muito bem-vindo”, pois ela considera o cenário literário baiano um dos mais receptivos do país. “Adoro a energia, o público, a produção literária que a Bahia tem. Para mim, é uma honra poder fazer a coordenação de um espaço na FLIPELÔ. Considero o cenário literário baiano  um dos mais receptivos do país. Inclusive, no ano passado, a edição do ‘Elas Publicam’  – Encontro de Mulheres do Mercado Editorial no Brasil- foi realizado em Salvador e foi fantástico. Acredito que, ao escrever, estendemos a nossa existência, nos colocamos no mundo. Sem dúvida, a escrita é um instrumento poderoso de  empoderamento para mulheres. Escrevemos aquilo que não ousamos dizer em voz alta”, diz a escritora.

 Confira a programação sobre o coletivo do ‘Escreva, Garota!’ durante a FLIPELÔ:

8/08 (QUINTA-FEIRA):

-10h às 12h:  Mesa – “O mundo escrito pelas mulheres: a importância da literatura feita por elas”, com Antonia M. Silva (BA), Gilcilene Lourenço (RN) e Nathalia de Oliveira (SP);

-12h às 14h: Mesa – “Literatura e Ancestralidade” com Martha Sales (SE), Missandra Almeida (BA) e Taiane Bastos (BA);

-14h às 16h: Mesa – “Educação e Fomento à Leitura: perspectivas e desafios”, com Ivânia Rocha (BA), Joelma Estela Queiroz (BA) e Valéria Nanci de Macêdo Santana (BA);

-16h às 18h: Mesa – “Criação poética: o entrelaçamento entre a poeta e o mundo experimentado”, com Giovana Neves (SP), Elizza Barreto (BA) e Renata Giriolli (SP);

9/08 (SEXTA-FEIRA)

 -12h às 14h: Mesa – “Corpos descentralizados: mulheres que escrevem fora do eixo”, com Ana Cecília Ferreira (BA), Analu Leite (BA) e Nathalya Cavalcante (BA);

-16h às 18h: Mesa KDP – “Tudo o que elas escrevem”, com Carol Façanha (RJ), Tatiana Amaral (BA) e Vanessa Brunt (BA);

 10/08 (SÁBADO)

-10h às 12h: Oficina – “Você também pode ser um autor mirim”, com Luiza Meireles (BA);

-12h às 14h: Mesa- “Mulher, escrita e feminismo”, com Cristine Pombo (SP), Tai Brito (BA) e Sandra Guimarães (RJ);

-14h às 16h: Mesa – “A literatura para infâncias em debate: escrita, publicação e mercado”, com Juliana Medeiros (BA), Fernanda Costabile (SP) e Sueli de Cássia (BA);

-16h às 18h: Mesa – “O ressoar das nossas antigas: feminismo, poesia e ancestralidade”, com Taylane Cruz (SE) e Yasmin Morais (BA).

 

Sobre a coordenadora:

LELLA MALTA – Escritora, preparadora literária, mentora de escrita e produtora cultural. Formada em Ciência Sociais e especialista em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (UnB).  É também idealizadora e produtora de dois projetos de incentivo à escrita e à publicação de mulheres: o Escreva, Garota! e o Elas Publicam. É autora do livro “Você tem fama de quê?”, best-seller da Amazon Brasil; já ministrou cursos de Escrita Criativa e Autopublicação em vários lugares do país como Rio de Janeiro (Livraria Travessa do Shopping Leblon) e Brasília (Yolo Coworking), e também no exterior, atendendo a comunidade brasileira em Vancouver (Canadá) e Lisboa (Portugal) e é uma das personagens do especial “Somos Elas”, da TV Globo, na GloboPlay.

Livros publicados: “Você tem fama de quê?” (Romance), assinado sob o pseudônimo de L. S. Mazza, disponível nos formatos físico e digital na Amazon; “Qual é o nome da vez?” (Romance), disponível nos formatos físico e digital na Amazon; “Prazer, Paniquenta” – Desventuras tragicômicas de uma ansiosa, disponível nos formatos físico e digital na Amazon.

A Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ 2024, acontece de 7 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador. Com uma programação 100% gratuita, a FLIPELÔ 2024 é apresentada pela Ministério da Cultura e Nubank, conta com o patrocínio da CCR (por meio do Instituto CCR), SICOOB e Rede, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado e correalização do Sesc.

 A Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ 2024 acontece de 7 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador, com uma programação 100% gratuita. A FLIPELÔ 2024 é apresentada pela Ministério da Cultura e Nubank, conta com o patrocínio do Grupo CCR (através do Instituto CCR), SICOOB, Banco do Nordeste, Rede, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secult e da Saltur, além do apoio da Rede Bahia e ITS Brasil . A FLIPELÔ é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado e correalização do Sesc.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *