Um bebê recém-nascido foi abandonado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Imagens das câmeras de segurança mostram a mãe levando a criança enrolada em panos. Nas imagens aparecem uma jovem de 15 anos e seu namorado, de 17 anos.
Os funcionários da UPA acolheram o recém-nascido, que segue internado sob a guarda da justiça. O caso aconteceu em São Bernardo do Campo. A pena prevista para esse crime varia de 6 meses a 3 anos de reclusão. Os adolescentes responderão ao processo em liberdade.
A delegada Kelly Cristina Sachetto informou ao Metrópoles que o inquérito policial será encaminhado para a Vara da Infância e da Juventude, já que os adolescentes são investigados por ato infracional de abandono de incapaz.
Após ser localizada pela polícia, a adolescente inicialmente negou ser a mãe do bebê e alegou ter encontrado a criança em um matagal, justificando que a levou ao hospital por isso. A mãe do bebê deixou um bilhete com a criança, que dizia: “Boa tarde. Por favor, cuidem bem dele e o leve ao médico”.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou que os policiais do 6ºDP de São Bernardo identificaram os dois adolescentes envolvidos no abandono.
Segundo a nota oficial, os jovens compareceram à unidade policial na noite de 26 de julho, acompanhados de seus responsáveis, e confessaram o ato infracional.
Como não se tratava de um flagrante, foram ouvidos e liberados, com a responsabilidade dos responsáveis legais de apresentá-los à justiça quando solicitado. O caso foi registrado como abandono de incapaz.