iFood reforça iniciativas para preservar entregadores no trânsito

TECNOLOGIA

O iFood, empresa brasileira de tecnologia, anuncia a criação da área Visão Zero, reforçando sua atuação em torno da segurança viária. Entre os objetivos da nova divisão da companhia, está reforçar iniciativas para prevenção de acidentes envolvendo os entregadores, testar alavancas que ajudem a mudar comportamento no trânsito para quem está em rota de entrega, fomentar a aproximação da companhia com o poder público para colaboração em soluções viárias e criar ações voltadas à conscientização de toda a sociedade sobre a importância da educação no trânsito.

“O iFood começou a operar com entregadores em 2018 e, com isso, passou a fazer parte do ecossistema viário. Entendemos que diminuir sinistros de trânsito precisa envolver diversos agentes e nós queremos ser parte dessa solução, que precisa ser conjunta. Como empresa que tem no delivery um dos seus principais focos de atuação, parte relevante do nosso trabalho é estimular a direção segura dos entregadores, que são pessoas fundamentais no nosso ecossistema. Nossa  principal missão é zerar mortes e lesões graves de entregadores no trânsito. Assim, atualmente, testamos alavancas de mudança comportamental, focadas na redução de velocidade, com dados em tempo real durante as rotas de entrega” comenta Rafael Tartaroti, gerente de Segurança Viária do iFood.

Entre as ações voltadas para a segurança dos entregadores, a companhia disponibilizou nove capacitações, curtas e de graça, no iFood Decola, uma plataforma de aprendizado criada pela empresa para os profissionais de delivery. Somando os nove cursos sobre direção segura, manutenção de moto e bike e primeiros socorros, já foram emitidos mais de 100 mil certificados. Em março, o curso ‘Segurança nas Entregas’ se tornou obrigatório aos entregadores recém-chegados ao app.

Já aqueles que atuam por meio do iFood Pedal, programa de compartilhamento de bikes da empresa, participam do treinamento Pedal Responsa, com conteúdos focados em segurança para quem utiliza esse tipo de modal. Mais de 28 mil entregadores ciclistas se formaram no curso.

Além disso, todos os entregadores cadastrados na plataforma têm acesso ao Seguro Pessoal contra acidentes com sete coberturas diferentes, que inclui despesas médicas e hospitalares em rede credenciada a cobertura por lesão temporária e auxílio para a família. Todos os entregadores também têm acesso à assistência jurídica e psicológica de forma gratuita em casos de agressão e discriminação.

O iFood também participou do 4o Seminário de mobilidade do Observatório Nacional de Segurança Viária, realizado pela entidade em Foz do Iguaçu, nos dias 6 e 7 de maio reunindo especialistas, autoridades, organizações e o público em geral, para discutir e promover a conscientização sobre a segurança viária e mobilidade urbana sustentável. A empresa se tornou mantenedora do Observatório em 2023, passando a apoiar financeiramente a causa da mobilidade segura, além de oferecer sua experiência com tecnologia e dados para guiar ações da entidade.

Campanha Vai Na Boa

A marca também reforça suas iniciativas de conscientização no trânsito com a campanha Vai na Boa, com uma série de ações de comunicação direcionadas tanto aos entregadores quanto à sociedade em geral, destacando que o trânsito seguro é uma responsabilidade compartilhada, e que as ações individuais têm o poder de impactar significativamente a vida de todos. A campanha terá forte presença digital, com ações planejadas para plataformas como Instagram, Facebook, YouTube e Spotify, além do engajamento de criadores de conteúdo e entregadores influenciadores.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *