A população de Salvador passou a contar desde o último sábado (27/4) com a inclusão de novos ônibus para reforçar as linhas de transporte da cidade. A medida faz parte do plano de renovação da frota municipal, que prevê a chegada de 188 veículos novos este ano, dos quais 58 serão destinados ao BRT e 130 integrarão o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO).
Sete desses ônibus já estão em operação na recém-inaugurada linha B4 do BRT, que começou a funcionar na última quinta-feira (25/4). Outros 25 veículos começaram a circular em linhas do STCO a partir deste sábado.
Os novos ônibus são caracterizados por serem climatizados, acessíveis e equipados com o motor Euro 6, conhecido por sua menor emissão de gases poluentes na atmosfera. Todos os veículos foram apresentados durante a entrega do trecho 2 do BRT, ocorrida na última quinta-feira.
A distribuição dos novos ônibus contemplará três regiões da cidade. Dez deles serão alocados na linha 1133 – Terminal Acesso Norte x Pernambués. Outros 15 serão destinados aos bairros de Fazenda Grande do Retiro (10 veículos) e Doron/Cabula (cinco veículos), onde operarão no sistema multilinhas, podendo atender mais de uma linha do bairro.
No terminal de Fazenda Grande do Retiro, os veículos atenderão as linhas 0331 – Fazenda Grande do Retiro x Itapuã/Abaete, 0332 – Fazenda Grande do Retiro x Estação da Lapa e 0333 – Fazenda Grande do Retiro x Barroquinha/Brotas. Já no terminal do Doron/Cabula, os ônibus operarão nas linhas 0993 – Doron/Rio das Pedras x Praça da Sé, 1102 – Cabula VI x Lapa, 1130 – Cabula VI x Ondina, 1131 – Cabula VI x Sieiro R1, 1141 – Cabula VI x Ribeira R 1, 1142 – Cabula VI x Ribeira R2 e 1134 – Cabula VI x Pituba.
O secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, destacou a escolha dos locais para receber os novos ônibus, ressaltando a melhoria do conforto para os usuários. “Agora os usuários destas localidades poderão contar com veículos novos, mais confortáveis. Aos poucos iremos renovar toda a frota da cidade”, afirmou.
Além dos 25 veículos que começarão a operar neste sábado, mais 32 entrarão em circulação até a primeira quinzena de maio. O gestor enfatizou os esforços da cidade para manter a renovação da frota, apesar das dificuldades impostas pela crise no sistema de transporte. “Salvador tem conseguido, com muito esforço, manter a renovação prevista para o período, oferecendo aos usuários um transporte de mais qualidade e com muito mais conforto”, concluiu.