A Festa Literária Internacional da Praia do Forte acontece em maio

LITERATURA

Foto-acervo-FLIPF-Waldyr-Lantier

A FLIPF – Festa Literária Internacional da Praia do Forte chega à sua 5ª edição contribuindo para fortalecer o cenário literário na Bahia. De 16 a 19 de maio, a charmosa vila situada no distrito de Mata de São João, recebe esse evento que já está inserido no calendário local. Serão 4 dias de uma imersão nas águas literárias que transbordam poesia, conhecimento, diversidade, beleza, sentidos e emoções. Sob o tema Dentro do mar tem rio – narrativas e memórias percorridas pelas águas, a 5ª FLIPF vai desaguar nos principais espaços da Praia do Forte e convidar o público a desbravar autores e obras, livros e histórias, inspiradas nas águas que banham o nosso imaginário. Das fronteiras percorridas e contornadas pelas águas, flui um universo de palavras umidificadas pela sensibilidade dos autores, da Bahia, do Brasil e de outros continentes, que serão convidados a embarcar na programação da Festa.

Para reger essa programação, e considerando o sucesso da edição passada, 4 profissionais de importante atuação no mercado literário dividem novamente a curadoria dos espaços. São eles: Edma de Góis, Anderson Shon, Emília Nuñez e Bárbara Falcon. O “Canto da Palavra”, que acontece no Espaço Baleia Jubarte, será orquestrado pela jornalista Edma de Góis. Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) com pós-doutorado em Literatura e Cultura e em Estudo de Linguagens, Edma foi consultora em ações governamentais relacionadas a livros e leitura como o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), do Ministério da Educação (MEC), o Programa de Bolsas de Fomento à Literatura do Ministério da Cultura (MinC), além de compor a comissão técnica de avaliação da Lei Paulo Gustavo – Bahia em 2023. No “Canto da Palavra” acontecem as Mesas Literárias, com convidados nacionais, internacionais e baianos, que ministram palestras, debates e bate papos, sob o olhar atento da curadora.

Anderson Shon, nome frequente em festas literárias da Bahia, será o curador do espaço “Multiverso FLIPF”. Escritor, poeta, educador, quadrinista e super-herói nas horas vagas, Shon é autor dos livros Um Poeta Crônico (2013), Outro Poeta Crônico (2019), A Despedida do Super Futuro (2020), Quando As Borboletas Saem do Casulo (2023) e da HQ Estados Unidos da África (2023). Sua escrita passeia pela coluna Todo Mundo Odeia o Shon, no Jovem Nerd, pelo Site Mundo Negro, pelo conto O Dia do Yuri, adaptado para o audiovisual pela CloudFilmes, por saraus, eventos e qualquer outro local onde a literatura possa exercer a sua liberdade. O espaço “Multiverso FLIPF” fica localizado no meio da vila e tem programação dedicada aos jovens, com a realização de palestras e oficinas, e temas voltados para a juventude, a exemplo de quadrinhos e cosplay. Anderson Shon, com sua expertise, está à vontade nesse universo, onde passeia com conhecimento e diversidade.

A antropóloga, escritora e curadora artística Bárbara Falcon assume mais uma vez a curadoria do espaço “Rede Livros”, localizado no Clube dos Pescadores. Mestre em Estudos Étnicos e Africanos, especialista em Produção Cultural, Bárbara foi Diretora do Livro e Leitura (SECULT BA), Coordenadora Executiva do Comitê PROLER de Salvador, curadora em eventos literários, além de integrar a comissão do Programa Fazcultura e comissões de editais em todo Brasil. Atualmente, faz parte do quadro de pareceristas do Ministério da Cultura. No espaço “Rede Livros”, dedicado à produção literária baiana, serão realizados encontros de autores, feira de livros, trocas de experiências, dentre outras atividades.

No espaço dedicado às crianças – “Ninho FLIPF”, localizado no Projeto Tamar, a baiana Emília Nuñez prepara uma programação especial. Escritora de literatura para infâncias, com mais de 20 títulos publicados, dentre eles o best seller “A Menina da Cabeça Quadrada” e “Doçura”, Emília recebeu o Prêmio Jabuti 2023 na categoria livro infantil, o Selo Distinção da Cátedra Unesco de Leitura Puc Rio, o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ e o Prêmio FNLIJ 2023 na categoria Livro-Imagem. Sócia da editora Tibi e criadora do projeto de incentivo à leitura “Mãe que Lê”, compartilha dicas de livros infantis no Instagram @maequele, com mais de 130 mil seguidores e é professora da plataforma espanhola Doméstika, onde ministra curso sobre criação e publicação de livros para crianças, com mais de 3.000 alunos inscritos. No espaço “Ninho FLIPF”, Nuñez aposta na ludicidade, para atrair leitores mirins através da imaginação e da fantasia, com a contação de histórias e performances diversas.

A 5ª FLIPF é uma realização da Trevo Produções e da Gabiroba Cultural, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Mata de São João e do Governo do Estado da Bahia. A programação da 5ª FLIPF será divulgada nas próximas semanas.

SERVIÇO

5ª FLIPF – Festa Literária Internacional da Praia do Forte

Data: de 16 a 19 de maio (quinta a domingo)

Programação gratuita e espalhada pela vila de pescadores

Site: https://www.flipf.com.br/

Instagram: @flipfoficial

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *