Expresso 2222 deve reciclar 2 toneladas de resíduos neste Carnaval

CARNAVAL

Este ano o Expresso 2222 ratifica seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social, sempre associado aos conceitos de ESG (Meio-Ambiente, Social e Governança). Quem assina o apoio à sustentabilidade é a Solar Coca-Cola, por meio do projeto Recicla Solar, que tem impulsionado a cadeia da reciclagem em oito estados brasileiros.

Em parceria com a Cooperativa de Reciclagem União Nazaré, a expectativa é de que cerca de duas toneladas de resíduos serão reincorporadas na cadeia produtiva. Para isso, uma área será destinada à Cooperativa no Camarote, que estará realizando a triagem de resíduos durante a festa, separando os materiais recicláveis para que tenham o destino correto e retornem à indústria.

A compra dos resíduos pelo projeto Recicla Solar gera renda para as famílias dos cooperados e impulsiona a cadeia de reciclagem no Estado. A prática sustentável do Expresso se inicia já na entrega das camisas, que serão embaladas em ecobags, ao invés de sacolas plásticas descartáveis. Além disso, todos os descartáveis serão recicláveis. A família Gil, aliás, tem na sua essência esse compromisso com a pauta socioambiental. Não por acaso, Bela Gil construiu sua carreira sobre esses princípios levados à alimentação e o próprio Gilberto Gil presidiu a Onda Azul.

No ano passado, cerca de 1,8 tonelada de materiais como alumínio e PET tiveram a destinação correta e foram reincorporados à indústria, gerando emprego e renda para as pessoas que atuam na área de reciclagem. “Esse é um trabalho que vem sendo feito de maneira continuada e vai ser realizado também este ano. A nossa ação contempla os aspectos ambientais e sociais”, disse Gabriel Rangel, responsável pelas inciativas de ESG do Camarote.

“A Solar vem construindo um caminho sólido de iniciativas de responsabilidade social na Bahia e acreditamos que unir a energia positiva desse evento com o propósito de conscientizar sobre o consumo e descarte correto dos resíduos gerados é uma oportunidade de potencializar a mensagem da economia circular e da geração de renda. Essa e outras iniciativas da Solar e da Coca-Cola aqui na Bahia selam nosso compromisso com a promoção de um mundo melhor, e reafirmam nosso comprometimento com esse Estado”, explica Fernanda Raizama, diretora regional da Solar Coca-Cola.

O Expresso 2222 vai ainda trabalhar com campanhas durante a festa para reduzir o descarte de resíduos e estimular a economia de água, implantando um olhar cíclico e holístico de sustentabilidade em toda a festa.

Sobre o Recicla Solar

Para somar esforços ao compromisso World Without Waste, a Solar Coca-Cola, com o apoio da Coca-Cola Brasil, lançou, em 2021, o Recicla Solar, que vem ampliando significativamente a coleta seletiva e a promoção de impacto socioeconômico positivo na região de atuação da Solar Coca-Cola. O programa visa estimular a cadeia de reciclagem, contribuindo para a destinação adequada dos resíduos por meio de parcerias com centrais de coleta, organizações de catadores e agregadores de PET pós-consumo em Pernambuco, Ceará, Bahia, Maranhão, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Rio Grande do Norte, com projetos de expansão para mais dois estados.

Os resultados já mostram o fortalecimento da economia circular: ao todo, nos últimos três anos, mais de 20 mil toneladas de resíduos foram coletadas, e pelo menos 23% da produção de PET da Solar já utiliza resina reciclada nas embalagens. Até 2025, a meta é alcançar a coleta de 35 mil toneladas de resíduos com destinação correta garantida.

Sobre a Solar Coca-Cola
Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e com atuação em 70% do território brasileiro, a Solar Coca-Cola faz parte do Sistema Coca-Cola no Brasil e conta atualmente com 13 fábricas e atua, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 17 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,0 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *