O iFood, empresa brasileira de tecnologia, foi destaque durante o evento UN Global Compact Leaders Summit 2023, que ocorreu neste dia 19 de setembro, em Nova York. O projeto iFood Pedal – programa de compartilhamento de bicicletas e de descarbonização da companhia, foi o grande vencedor entre os 12 projetos apresentados durante o encontro global.
Como membro do Inova 2030 – iniciativa da ONU para fomentar o desenvolvimento de projetos de impacto que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – o iFood foi convidado a apresentar um case no encontro, que tem o objetivo de debater e acelerar o progresso dos ODS. O case iFood Pedal foi o único selecionado para participar entre os países da América Latina, inserindo o Brasil em um dos mais importantes eventos da ONU.
“O reconhecimento do iFood Pedal pela ONU, como um projeto que gera impacto positivo dos pontos de vista social e ambiental, colaborando para os ODS, significa que estamos no caminho certo e que temos a capacidade de inovar para transformar o mundo para melhor”, afirma Fabiane Carrijo, gerente de Experiência para Entregadores do iFood.
iFood Pedal – inovação que gera impacto social e ambiental
Prestes a completar três anos, o iFood Pedal foi criado a partir do compromisso público da companhia em tornar-se neutra na emissão de carbono até 2025, com 50% de suas entregas feitas em modais não poluentes e o restante por meio da compra de créditos de carbono. Desde o seu lançamento, em 2020, o programa de compartilhamento de bicicletas para entregadores do iFood evitou a emissão de 40 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
Os dados positivos mostram que o investimento em modais alternativos e não poluentes foi acertado e segue em evolução: o iFood está prestes a atingir a média de 1 milhão de pedidos ao mês atendidos pelo modal. Atualmente, são 5.500 entregadores e entregadoras no Brasil ativos no iFood Pedal que, desde a implementação da iniciativa, realizaram 15 milhões de entregas nas sete cidades em que está presente: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador, Porto Alegre e, mais recentemente, Curitiba.
Vale destacar ainda que o iFood Pedal vai muito além de viabilizar um modal não poluente e soma iniciativas para o bem-estar e a segurança dos entregadores. Os profissionais têm acesso aos mais de 700 Pontos de Apoio para carregar o celular, ir ao banheiro, tomar água, esquentar a refeição e descansar entre as entregas. Também contam com o Pedal Responsa, curso gratuito sobre segurança no trânsito em formato de videoaulas. Até o momento, cerca de 23 mil entregadores já foram certificados pelo Pedal Responsa e receberam um kit com garrafinha personalizada, suporte de celular e camisa de proteção UV.
O iFood Pedal é viabilizado por meio de uma parceria com a Tembici, empresa referência em micromobilidade e soluções para espaços urbanos, oferecendo planos diferenciados de aluguel de bikes elétricas e tradicionais para entregadores cadastrados na plataforma. Por ser um programa de compartilhamento de bicicletas, as rotas são distribuídas de acordo com a capilaridade da Tembici, levando em consideração a localização das estações para retirada e devolução das bicicletas. A taxa recebida pelos entregadores que usam bicicleta como modal é calculada por quilometragem percorrida.