Alunas do ensino fundamental de Salvador competem na final da Olimpíada de História

EDUCAÇÃO

Três alunas do oitavo ano do Villa Global Education foram selecionadas para a final da 15ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) para disputar o ouro com outras 340 equipes de todo o país. Ariane Ferrari de Azevedo, Clara Pastana Soares e Larissa Castro Suzart competiram majoritariamente com estudantes do Ensino Médio e, juntamente com a professora Daniela Torres, formam uma das 32 equipes baianas rumo à última etapa, que acontece na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no dia 26 de agosto.

Antes de se classificar para a final, o trio passou por seis etapas eliminatórias e demonstrou, além do conhecimento histórico, capacidade de pensamento crítico. “A ONHB efetivamente coloca o estudante no centro do processo, é uma olimpíada para jovens historiadores. A cada etapa, as equipes vão se aprofundando nas pesquisas para elaborar respostas de caráter investigativo”, argumenta Daniela Torres, professora de História do Villa.

A primeira etapa da Olimpíada contou com a participação de 30,5 mil grupos de todo o país. Na semifinal, a Bahia foi o terceiro estado com mais equipes classificadas (216), atrás apenas do Ceará (1016) e de São Paulo (293). Nesta etapa, que classificou o trio para a final, as alunas produziram um texto autoral com a coorientação da professora de redação Bruna Pravatti. Cinco equipes do Villa se classificaram para a final da ONHB nos últimos seis anos, tendo conquistado duas medalhas de prata, uma de bronze e três de cristal (Menção Honrosa).

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *