Um jacaré de cerca de um metro foi resgatado, nesta segunda-feira (29), na praia da Ponta Negra, situada na Zona Oeste de Manaus. O animal estava em uma área de areia próxima ao mirante do complexo turístico. Atuante no parque, a comissão acionou o Batalhão Ambiental da Polícia Militar para realizar o resgate do animal, que apareceu no local com um ferimento.
Neste ano, este é o primeiro aparecimento de um jacaré, identificado na praia. Conforme divulgado pela prefeitura, é provável que o animal possa ter surgido dos rios Tarumã-Mirim e Tarumã-Açu, afluentes do rio Negro, que banha o balneário.
Além disso, outro fator alarmante é que a área de faixa de areia está mais estreita devido à subida das águas. Integrante da comissão com salva-vidas, o Corpo de Bombeiros também foi acionado para fazer buscas nas águas, de modo a garantir a segurança dos usuários. O local também será periciado para saber se há outro animal no local.
Ainda segundo a gestão municipal, é comum avistar jacarés longe das margens neste período de enchente, porém na parte externa da praia. Já o jacaré apareceu em uma área de menor fluxo de banhistas e frequentadores.
“O rio está cheio e a praia nivelada. Este é o primeiro jacaré que aparece na área este ano. Os salva-vidas estão no local para prevenção e possível necessidade de resgate nas águas”, citou o subcoordenador da Comissão do Parque, Cesar Freitas.