Funcionando dentro do Teatro Jorge Amado, em Salvador, o Teatroescola abre inscrições para o Curso de Maquiagem, que compõe o Laboratório de Estética Negra, visando ensinar conteúdos de make tanto teóricos quanto práticos em prol da valorização da beleza afro. Destinada para jovens de comunidade periféricas de Salvador, entre 14 e 30 anos, que desejam aprender e se profissionalizar na área, a formação conta com parceria da Avon. As aulas terão início no dia 24 de abril e seguem ao longo do mês de maio. As inscrições estão abertas a partir próxima sexta-feira (31), no perfil do Instagram da instituição (teatroescola1).
A iniciativa proporcionará uma abordagem voltada para superar a maquiagem básica, conduzindo o estudante ao processo de ensino-aprendizagem em torno de técnicas essenciais como higienização, identificação de pincéis, materiais de uso, produtos, proposta, preparação, colorimetria e tons de peles, acessórios e conceitos. Além disso, o curso também conta com workshops sobre autocuidado e empreendedorismo para que os concluintes estejam aptos para atuarem em uma diversidade de possibilidades nos ramos de maquiagem artística e editorial, como audiovisual, festivais, desfiles de moda, cerimonial, social entre outras.
Mais que isso, o objetivo é formar, assim, maquiadores profissionais com a capacidade de entender o compromisso da diversidade estética. O primeiro passo para carreira dessas e desses jovens ainda contará com uma maleta Avon repleta de produtos com a qual serão presenteados ao final das duas semanas de capacitação. Vale sublinhar que estamos falando de uma marca parceira que acredita em uma beleza democrática, que envolva não somente produtos de altíssima qualidade e tecnologia de ponta, mas também preços acessíveis e versatilidade, de modo a atender a diversidade de pele da mulher brasileira, pensando e desenvolvendo constantemente todo o seu portfólio de maquiagem para a mulher negra.
A diversidade étnico-racial na Avon
A luta contra a desigualdade racial está enraizada nos propósitos da Avon por meio de diversas ações. No ano passado, a marca deu um novo passo, exaltando a #ExcelênciaPreta ao lançar uma plataforma que inclui projetos, parceiros e suas próprias redes para aumentar a visibilidade de novos creators negros. Essa iniciativa está conectada ao movimento #EssaéMinhaCor, iniciado em novembro de 2020, que contou com a realização do estudo black paper, culminando na ampliação do portfólio de maquiagem da marca para contemplar todos os tons de pele da brasileira. Além disso, a Avon inaugurou o seu Compromisso Antirracista com metas como: contratação de 50% de pessoas negras e em ter 30% de mulheres negras em posições de liderança até 2030, visando o aumento da representatividade negra principalmente nas áreas de Comunicação, Recursos Humanos, Marketing e Vendas da empresa. Letramento e sensibilização sobre o tema equidade racial voltados para a liderança e todos os colaboradores da empresa também fazem parte do pacto firmado pela Avon.
Serviço:
Curso de Maquiagem do Teatroescola
Inscrições: a partir de 31/3 no perfil do Instagram do Teatroescola (@teatroescola1). Aulas: a partir de 24 de abrilSobre o Teatroescola: É a primeira escola inclusiva e integrada com estudos da cultura afro-brasileira e indígena, destinada a jovens afrodescendentes em todo o Nordeste. O projeto existe desde 2017 e já formou mais de 600 jovens de Salvador e Região Metropolitana.Para mais informações sobre cursos e inscrições, basta acessar os links do Instagram da instituição (@teatroescola1).