Horas após vencer a disputa na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na tarde desta quarta-feira (8), a ex-primeira-dama do estado, Aline Peixoto, foi exonerada da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e nomeada como conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Os atos foram publicados em edição extra do Diário Oficial.
Segundo a publicação, Aline Peixoto ocupava o cargo de assessora especial do gabinete da secretária, da Sesab. Foi às 17h22 que o presidente da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD), declarou que a ex-primeira-dama do estado venceu a eleição pelo TCM contra o ex-deputado estadual Tom Araújo.
Aline Peixoto obteve 40 votos contra 19. O escrutínio ocorreu de forma secreta. Quatro votos foram nulos. Antes do pleito, o deputado estadual Hilton Coelho (Psol) foi o único a anunciar que anularia o voto. Para ser aprovada, a candidata precisava de, no mínimo, 32 votos.
Esposa de Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Aline Peixoto ganhará R$ 41 mil e terá cargo vitalício no TCM. Ela pode ficar no cargo por 35 anos.