crédito: Ulisses Dumas
Na volta do Carnaval de Salvador, após dois anos de pandemia, o Expresso 2222 retorna aos trilhos e segue viagem rumo ao circuito Barra-Ondina. Em 2023, a locomotiva de Flora e Gilberto Gil celebra, entre 17 e 21 de fevereiro, sua 23ª edição em 25 anos de existência.
O Expresso 2222 retorna ao Edifício Oceania e vai homenagear os 50 anos de lançamento do álbum Expresso 2222, uma referência da Música Popular Brasileira que marcou o retorno de Gilberto Gil ao Brasil, após o exílio de três anos em Londres.
Quinto álbum de estúdio do cantor e compositor baiano, lançado em julho de 1972, a faixa-título tornou-se um hino e, antes mesmo de dar nome ao camarote, foi usada para batizar um trio elétrico comandado por Gil.
Em outubro de 2007, a revista Rolling Stone Brasil divulgou uma lista dos 100 maiores discos da música brasileira, na qual o álbum ficou na 26ª posição. O Expresso 2222 faz também referência ao trem usado por Gil para sair da cidade de Ituaçu, município do sudoeste baiano onde ele viveu sua infância, e voltar a Salvador, onde havia nascido.
Este ano, o espaço é apresentado pela empresa brasileira de delivery iFood, patrocinadora máster. A Coca-Cola, a Diageo, a operadora de cartões ELO, a cerveja Estrella Galicia e a Tenys Pé Baruel também patrocinam o camarote. Entre os apoiadores estão: Magalu, L’Óreal, C&A, Brizza Sandálias, Shopping da Bahia, Alme Sacolas, DLM, Suvinil, Ferreira Costa e Casa Brasileira.
Festa em família
Primeiro camarote exclusivo para convidados da maior festa popular do mundo, o Expresso 2222 funcionará todos os dias de carnaval das 15h às 03h. Além do casal Flora e Gilberto, a família Gil estará presente em peso nos cinco dias de celebração, recebendo os amigos e capitaneando o som. O palco da festa será comandado pela cantora Mariá Pinkusfeld, cantora do Monobloco. A curadoria musical é assinada por Andrea Franco e Alex Pinto.
Na sexta-feira (17), Mariá e a Banda 2222, formada por Tito Oliveira, Alex Mesquita, Giroux Wanziler, Pedro Fonseca, Caio Oliveira e Luan Costa, recebem Illy para a abertura dos festejos, que foi a mestre de cerimônia do Expresso em 2020.
Margareth Menezes, Afrocidade e Márcia Castro são algumas das atrações da programação, que contará ainda com os DJs Libre Ana, Lorde Breu, Pivoman, Ubunto, Kevin e Fresh Prince. O DJ Residente Raiz se apresentará nos intervalos entre os sets.
Todas as apresentações serão exibidas em telões voltados para a rua, o que vai possibilitar ao folião que curte o circuito Barra-Ondina pegar uma carona no Expresso 2222 e partilhar dessa alegria em família.
Confira a programação musical
- Sexta-feira (17)
1º set: Banda 2222 e Mariá Pinkusfeld recebem Illy Gouveia
2º set: Gibi e Sistema Paggotrap + Daí
Pista com DJ Libre Ana
*DJ Residente Raiz se apresenta na abertura e intervalos entre os sets
- Sábado (18)
1º set: Banda 2222 e Mariá Pinkusfeld recebem Nêssa e Tiri
2º set: Margareth Menezes
Pista com DJ Lorde Breu
*DJ Residente Raiz se apresenta na abertura e intervalos entre os sets - Domingo (19)
1º set: Banda 2222 e Mariá Pinkusfeld
2º set: Afrobaile – Afrocidade convida Celo Dut e Karol Conká
Pista com DJ Pivoman
*DJ Residente Raiz se apresenta na abertura e intervalos entre os sets - Segunda-feira (20)
1º set: Banda 2222 e Mariá Pinkusfeld recebem Diggo e Murilo Chester
2º set: Márcia Castro e Banda 2222 convidam Nara Couto, Anelis Assumpção, Josyara e Spartakus
Pista com Ubunto
*DJ Residente Raiz se apresenta na abertura e intervalos entre os sets - Terça-feira (21)
1º set: Banda 2222 e Mariá Pinkusfeld recebem Gilsons
2º set: Hiran convida Sued Nunes, Di Cerqueira, Nininha Problemática e Yan Cloud
Pista com DJs Fresh Prince da Bahia e Kevin David
*DJ Residente Raiz se apresenta na abertura e intervalo entre os sets
Ambientação e ativações
Além do palco repleto de grandes artistas, o Expresso 2222 terá uma superestrutura cuidadosamente pensada, com espaços dedicados à gastronomia, bares, pista de dança e bem-estar. Isso tudo para trazer conforto, entretenimento e comodidade aos convidados.
A comunicação visual do camarote foi totalmente inspirada na canção Expresso 2222, com trechos da música estampando as paredes, design multicolorido simulando trilhos de trem e estética que dialoga com os anos 1970.
Além disso, a marca do Expresso 2222 foi repaginada para homenagear os 25 anos, com novas cores. Cada uma dessas cores será usada em paredes do camarote, pintadas com tintas Suvinil, em parceria com a Ferreira Costa.
Para os convidados carregarem seus celulares e não perderem nada da festa, totens de energia serão disponibilizados pela empresa varejista Magazine Luiza. As máquinas terão a presença da mascote virtual, Lu, vestida com a camisa do camarote para interagir com os presentes.
Durante os cinco dias, o iFood terá um ponto de photo opportunity onde os convidados poderão se fotografar e marcar suas presenças no Expresso 2222. Além de ser a patrocinadora master, a empresa assina uma das áreas de convivência do camarote. “O iFood é uma empresa legitimamente brasileira e o verão e o carnaval são momentos importantes que fazem parte da nossa cultura. Escolhemos patrocinar o Expresso 2222, um dos principais camarotes de Salvador, conduzido por um dos grandes nomes do nosso país, Gilberto Gil, para reforçar as nossas raízes e toda nossa brasilidade, ajudando a fortalecer a nossa conexão com os nossos clientes, parceiros e entregadores”, afirma Ana Gabriela Lopes, diretora de marketing do iFood.
Outros três espaços também relacionados a produção de fotos, vídeos e momentos especiais são contratados pela Coca-Cola, ELO e L’Oréal Paris. A marca francesa número 1 em beleza no mundo, por exemplo, convida a refletir e combater o assédio nas ruas através de seu treinamento online chamado Stand Up. Os convidados poderão se fotografar ao lado de algumas frases do movimento e levar a imagem impressa no formato Polaroid, além de conhecerem mais sobre o programa. O treinamento lançado por L’Oréal Paris no Brasil, em outubro de 2021, em parceria com a ONG americana Right To Be, utiliza a metodologia dos 5Ds (distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar), para ajudar as pessoas a intervirem com segurança quando testemunharem ou sofrerem assédio em espaços públicos. Atualmente são mais de um milhão de pessoas treinadas em todo o mundo.
Customização e cuidados dos pés à cabeça
Entre os atrativos para este ano, a Tenys Pé Baruel irá montar um SPA com massagens relaxantes para pés e pernas. Assim, os convidados poderão se revigorar para aguentar o pique e dançar sem cansaço.
A marca também apresentará sua nova linha de cuidados dos pés. São produtos que atendem às mais diferentes necessidades, como calos, joanetes e calcanhares danificados. Há mais de 120 anos no mercado, a Baruel é líder no segmento. Ao longo dos anos, a empresa cresceu e fortaleceu seus valores visando promover o bem-estar aos seus consumidores. Além disso, ela não realiza testes em animais.
Os convidados poderão ainda fazer make e penteado no salão da L’Oréal Paris. Serão seis cadeiras e oito profissionais que vão trabalhar das 16h à meia-noite, para incrementar o visual dos convidados com os produtos Maybelline e L’Oréal Paris.
A C&A fornecerá todas as camisas do camarote e vai montar um ponto de customização. Lá, os convidados poderão personalizar as camisas e deixar a festa ainda mais bonita e colorida.
Comes e bebes do Expresso
Durante a folia, o jantar dos convidados será servido pelo chef Edinho Engel, do Restaurante Amado. Uma das referências quando se fala de comida contemporânea na Bahia, o Amado possui um cardápio variado de opções que vão desde frutos do mar a moquecas veganas. Além do buffet frio e quente de Edinho, diversas marcas estarão presentes na rica gastronomia do camarote: Camil, Azeite Gallo, Canaã Alimentos, Alegra Foods, Bufalíssima, Coxa Coxinha, Di Lucca, Federicci, Haciendas Jamóns, Naturela, La Fruta, Três Corações, Tia Sônia, Picolé Capelinha e Ferrero Rocher.
Este ano, a Estrella Galicia será a cerveja oficial do camarote. Diageo servirá bebidas destiladas, enquanto a Coca-Cola será mais uma vez responsável pelos refrigerantes e água nos bares do camarote.
Ainda para aliviar o calor, o iFood vai entregar rodadas de picolé Capelinha aos convidados. Com 50 anos de tradição, o picolé que nasceu na Capelinha de São Caetano é um verdadeiro patrimônio da Bahia. Seus sabores inusitados marcaram a infância dos soteropolitanos. A empresa adota práticas sustentáveis na sua produção e tem um cardápio com diversas opções, como jaca, cajá, amendoim e açaí.
Sustentabilidade
Dando continuidade às suas ações de sustentabilidade, em 2023 o Expresso 2222 fará o gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos nos bares, cozinha e áreas de convivência do camarote. A expectativa é reinserir na cadeia produtiva uma tonelada de material que viraria lixo nos aterros sanitários.
À frente do trabalho, a Rangel Consultoria, com a colaboração da Cooperativa de Reciclagem União Nazaré (CRUN), irá sensibilizar o público a descartar corretamente o lixo nos recipientes destinados aos resíduos seco e úmido.
Nas proximidades do camarote haverá uma sala de triagem com dois cooperados da CRUN que farão a separação do material seco. A cooperativa captará também óleo de cozinha, pilhas e baterias. Resíduos de saúde terão captação direta por empresa especializada.
Além da questão ambiental, a iniciativa do Expresso 2222 promoverá ganhos sociais, uma vez que todo o processo envolvendo os resíduos vai gerar empregos diretos e indiretos.
Desse modo, o camarote favorece sete dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. São eles: erradicação da pobreza, promoção do trabalho decente, inovação na indústria, redução das desigualdades, tornar a cidade mais sustentável, garantir consumo e produção sustentáveis e combater as alterações climáticas e os seus impactos.
Serviço:
Camarote Expresso 2222
Onde: Edifício Oceania
Quando: 17 (sexta-feira) a 21 (domingo)
Horário: das 15h às 03h