O vinho pode ser apreciado em diversas ocasiões, mas escolher o rótulo ideal pode não ser uma tarefa tão simples, especialmente para aqueles que estão iniciando nesse mundo e conhecendo os diferentes tipos de uvas. Para auxiliar no momento da compra, o Pão de Açúcar oferece o serviço de Atendente de Vinhos em suas lojas, que orienta os clientes a escolherem o melhor rótulo e dá dicas dos tipos que harmonizam com determinados pratos e ocasiões. Em Salvador, o atendimento está disponível na loja Costa Azul, de segunda a sábado, das 8h às 17h.
Denilson Maya é o consultor responsável na loja Costa Azul, que conta com mais de 600 rótulos. Em meio a tantas opções, fazer uma escolha assertiva pode ser complexo até para quem já está familiarizado com o universo dos vinhos, mas o profissional faz um atendimento personalizado e garante que os momentos de degustação da bebida sejam prazerosos.
O profissional explica como funciona o atendimento. “Sempre pergunto pelo estilo de vinho que o cliente deseja para a ocasião, a média de preço que ele deseja pagar e o cardápio que será servido, para que eu seja assertivo na consultoria e o cliente tenha a melhor experiência ao degustar aquela bebida, tornando o momento ainda mais especial”.
De acordo com Denilson, os baianos são um público que investe no consumo de vinhos e é possível perceber uma mudança de estilo de muitos clientes. Por exemplo os que antes preferiam o demi sec, agora escolhem mais o seco. Além disso, o clima da região favorece o consumo de vinhos frisantes, brancos e tintos leves.
Vinho, carnaval e verão
Com a chegada das festividades do carnaval, o vinho também pode ser uma boa opção na hora da folia.Os recomendados pelo atendente do Pão de Açúcar são os mais refrescantes inseridos nas opções de drinks criativos, que podem harmonizar com pratos leves e petiscos.
Os vinhos brancos, rosés e espumantes são os ideais para os dias com altas temperaturas. “Rosés da Provence, vinhos verdes, brancos das casta Chardonnay e Sauvignon blanc, servidos a uma temperatura de 6 a 8 graus, são sempre uma boa escolha. Recomendo manter sempre a garrafa geladinha e apostar nos espumantes, drinks e coquetéis feitos com vinhos, como o Clericot. É sucesso garantido”, enfatiza Denilson.
No caso de festas intimistas, os vinhos tintos ganham espaço na folia. Os vinhos com poucos tânicos de corpo leve e equilibrado são os ideais para o final da tarde e noite servidos a uma temperatura de 13 a 15 graus, como os vinhos de uvas pinot noir e carmenere.
“Uma dica importante é evitar colocar cubos de gelo na bebida, pois a água faz com que o sabor original se dissolva”, sugere o especialista.
Vinho e pimenta
A pimenta é ingrediente obrigatório na culinária soteropolitana. No caso de pratos levemente apimentados, Denilson recomenda os vinhos brancos, rosés mais ácidos e levemente adocicados e os espumantes brut. Já para pratos mais carregados de pimenta, o espumante meio doce, vinhos brancos das uvas torrontés, riesling e gewurztraminer, além dos tintos com menos taninos e das uvas pinot noir são os ideais.
O Pão de Açúcar é pioneiro na criação do cargo de Atendente de Vinhos, tendo instituído a função nos anos 2000. Todos os atendentes são treinados pelo sommelier e consultor de vinhos do Pão de Açúcar, Carlos Cabral. Além disso, eles(as) participam de treinamentos que incluem conceitos como etiqueta à mesa, apreciação de vinhos e viagem de estudos às regiões vinícolas brasileiras, no Sul, e países produtores de vinhos da América do Sul e Europa.