Cerca de 9.500 turistas desembarcaram no Porto de Salvador na manhã desta quarta-feira (1º), com a chegada de dois navios. A Polícia Militar da Bahia já está com o policiamento reforçado através das ações da Operação Navio, realizada pelo Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur) com apoio principalmente do 18º Batalhão, do Batalhão de Polícia de Reforço Operacional (BPRO) e da 16ª Companhia Independência de Polícia Militar (CIPM). Somente neste mês de fevereiro estão previstos os atracamentos de 15 embarcações. A média de desembarque é de até cinco mil turistas por navio.
A temporada da chegada de navios começou em outubro de 2022 e está prevista continuar até abril de 2023, com um total de cerca de 305 mil turistas desembarcando na capital baiana. Essa movimentação começou a intensificar-se em dezembro de 2022 e se estende até março de 2023 com uma quantidade maior de atracamentos. Além dos 17 navios em janeiro, estão previstos 15 em fevereiro e 14 em março.
“Os horários e itinerários são previamente informados ao Batalhão para que possamos nos organizar com antecedência e oferecer um esquema de segurança garantindo a tranquilidade dos turistas em visitação na capital baiana. Além disso, nossa tropa é preparada para atender esse público específico da melhor forma, inclusive com policiais bilíngues”, ressalta o tenente coronel Ricardo Santana, comandante do Beptur.
De acordo com cada previsão estabelecida pelas agências de turismo responsáveis, as companhias de área são acionadas para oferecer o suporte necessário, com ampliação de pontos de rondas e abordagens preventivas. Os locais principais são a Praça da Inglaterra, Terminal da França, Avenida Contorno, Centro Histórico e os Faróis da Barra e de Itapuã.
Dois tipos de passeio costumam ser programados. Um deles é a pé, quando os turistas, ao desembarcarem, percorrem o Porto de Salvador, o Mercado Modelo, Elevador Lacerda e seguem pelos principais pontos turísticos do Centro Histórico como a Praça da Cruz Caída e o Terreiro de Jesus.
“Durante esse percurso e visitações, as equipes são acompanhadas por policiais militares atentos ao trajeto e ao entorno”, ressalta o tenente coronel Ceita, comandante do 18º Batalhão, responsável pela área do Centro Histórico.
A outra opção de passeio é, ao desembarcar, os turistas seguem em ônibus alugados pelas empresas para pontos mais distantes, quando também são acompanhados por guarnições do Beptur e BPRO, além de serem acionadas companhias de áreas como as das regiões da Igreja do Bonfim, do Farol da Barra e Farol de Itapuã.
“É importante ressaltar que todos os esquemas são previamente montados sem nenhum prejuízo para o policiamento comum, do dia a dia, voltado para as demandas da cidade”, acrescenta o tenente coronel Ceita. As ações preventivas e ostensivas garantem a segurança de turistas e baianos e reforçam a atuação da PM contra a criminalidade.