O futuro ministro-chefe da Casa Civil, o governador Rui Costa (PT), anunciou nesta quarta-feira (21) que a “quase totalidade” dos ministros do governo eleito será divulgada nesta quinta-feira (22). Conforme o jornal Estadão, o nome do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) está entre os cotados para serem oficializados por Lula (PT) no dia de hoje.
De acordo com o jornal, o ex-tucano deve assumir o Ministério de Indústria e Comércio, que será recriado no próximo governo do petista. Lula teria decidido chamar Ackmin após empresários de renome recusarem o convite para comandar a pasta.
Entre os convidados pelo petista nos últimos dias estão o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, e Pedro Wongtschowski, do Grupo Ultra.
O vice-presidente eleito, que foi coordenador da equipe de transição de governo, já foi cotado para ser ministro da Fazenda e até da Defesa. As duas pastas, porém, já têm titulares anunciados – Fernando Haddad (PT) e José Múcio Monteiro, respectivamente.