Quem pratica esporte provavelmente já sentiu algum tipo de dor, seja no tornozelo, na canela ou distensões musculares. Mas há uma lesão que está muito presente no dia a dia de atletas amadores – e também profissionais -, ou até dos que não praticam nenhuma atividade física: na coluna.
Por isso, o ortopedista especialista em coluna, Djalma Amorim Jr., falou sobre a importância de exercícios de fortalecimento, que podem ajudar a prevenir lesões.
“Para evitar problemas em modalidades como levantamento de peso e crossfit, por exemplo, é fundamental, claro, fazer o ganho da mobilidade e uma progressão gradual de carga. Entretanto, destacaria que o mais importante é fazer um fortalecimento muscular, especialmente da região que representa a musculatura central do nosso corpo, o core”, explica o médico.
Ele pontua que o fortalecimento é um aliado na prevenção de lesões musculares, articulares e até de fraturas ósseas. Portanto, o ideal é que toda pessoa que pratique um esporte prepare sua musculatura para essa atividade.
“É preciso manter a musculatura fortalecida. Um corpo forte e saudável tem menos chances de se machucar. Mas, para isso, a pessoa deve contar com o auxílio de um preparador físico que irá orientá-la quanto à duração e intensidade. O preparo da musculatura, com fortalecimento e alongamento, evita que as lesões apareçam, mesmo fora dos exercícios, na vida cotidiana, bem como ajuda a prevenir problemas de coluna e articulares”, completou Amorim.
OUTRAS DICAS PARA PREVENIR LESÕES
1. Fazer uma avaliação nutricional prévia;
2. Fazer uma avaliação fisiológica correta;
3. Ficar atento a hidratação, antes, durante e depois da prática de uma atividade física;
4. Usar roupas leves e calçados apropriados para a prática do exercício escolhido.
O ortopedista especialista em coluna, Djalma Amorim Jr., atende no Centro Médico Hospital Aliança, Itaigara Memorial, Clínica CICV, Clínica Ortoped e Hospital Português.