O Museu Wanderley Pinho, erguido no século XVI, no município de Candeias, Recôncavo Baiano, passará por obras de requalificação, após autorização assinada pelo governador Rui Costa nesta quarta-feira (29).
De acordo com a gestão estadual, para as obras vai ser destinado o valor de R$ 24 milhões. A previsão é de que sejam concluídas em 12 meses.
A estrutura, que é tombada como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), possui quatro andares, 55 cômodos e uma capela. No local, estão reunidas mais de 200 peças que contam uma história de 400 anos da Bahia e do Brasil.
O píer e o atracadouro serão recuperados, para que haja uma base náutica com receptivo. A capacidade será de 500 pessoas. De acordo com o secretário do Turismo, Fausto Franco, a intenção é futuramente criar outras estruturas no local.
“Estamos resgatando um patrimônio que fez parte da historia do nosso país, um projeto em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento [BID], que entra com 60% dos recursos, e o Estado com 40%. Tudo com o viés de fomento da Bahia de Todos-os-Santos. Esse projeto tem um prazo de 12 meses. Nós iremos resgatar a originalidade desse museu e a visitação será aberta ao publico. Temos planos de futuramente construir restaurantes, hotéis e lojas de artesanato para valorizar nosso patrimônio e turismo”, explicou.