Uma pesquisa do Centro Charles Perkins, da Universidade de Sydney, aponta que apenas um minuto de atividade diária, como correr para pegar o ônibus, brincar com as crianças, pode reduzir drasticamente as chances de ter uma morte prematura.
O estudo, divulgado pelo jornal O Globo, é o primeiro a medir com precisão os benefícios para a saúde da “atividade física de estilo de vida intermitente vigorosa”, ou VILPA, na sigla em inglês. VILPA são os períodos muito curtos de atividade vigorosa – um a dois minutos – que as pessoas costumam fazer de forma corriqueira, como correr para pegar o ônibus, brincar com as crianças, tarefas domésticas ou apenas passar recados durante o trabalho.
Segundo a pesquisa, apenas três a quatro períodos curtos todos os dias estavam associadas a uma redução de até 40% nas mortes por todas as causas e relacionadas ao câncer, e 49% menos chances de morte relacionada a doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco ou derrame.
O máximo de 11 sessões por dia foi associado a uma redução de 65% no risco de morte cardiovascular e uma redução de 49% no risco de morte relacionada ao câncer. Mais de 25 mil pessoas participaram do estudo. Os participantes afirmaram não praticar esportes ou exercícios nos momentos de lazer, e foram rastreados por sete anos.