A prefeitura de Salvador firmou um acordo de cooperação com a Catedra UNESCO da Sustentabilidade da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), da Espanha, para parceria e melhoria na resiliência urbana, desenvolvimento social e sustentável e mudanças climáticas. A iniciativa visa beneficiar as áreas mais pobres da capital baiana.
O Memorando de Entendimento foi assinado pela vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos e o professor reitor da universidade, Daniel Crespo Artiaga, com presença do Diretor da Catedra UNESCO de Sustentabilidade, Dr. Jordi Morató. Na sequência, o grupo se reuniu para definir as ações previstas para Salvador.
“Essa parceria deixa um legado para a cidade, pois alcança as comunidades mais pobres, identificando os problemas sociais e propondo as soluções conjuntas, com uma universidade renomada da Espanha através do corpo técnico de profissionais e professores da Catedra UNESCO de Sustentabilidade da UPC. É uma ação articulada através dos nossos Escritórios de Governança Social e de Cooperação Internacional”, declarou Ana Paula, lembrando ainda que a parceria com o estabelecimento de ensino catalão auxiliou o desenvolvimento de políticas na Colômbia e em Barcelona, na própria Espanha.
“A Colômbia, por exemplo, era reconhecida no mundo pela violência e hoje é pela transformação e desenvolvimento social. A ideia é usar a tecnologia aplicada lá e trazer para nossa cidade, contribuindo na estruturação social das comunidades de Salvador”, disse a vice-prefeita.
Dentro da iniciativa serão disponibilizados técnicos, professores e pesquisadores da Catalunha que, segundo Ana Paula, “terão acesso aos dados do planejamento estratégico da cidade, da área de requalificação e locais de riscos, para nos ajudar a fazer uma gestão de governança, unindo a tecnologia à área social”. “É um apoio técnico de extrema importância que permite a troca de experiências com a Universidade Politécnica de Catalunha, sem custo”, pontuou.
A parceria é fruto da participação da gestora municipal no Smart City Expo World Congress, ano passado, em Barcelona.