Com investimento de R$ 5 milhões, Bienal do Livro Bahia terá mais de 150 marcas expositoras e mais de 100 autores na sua programação cultural

LITERATURA

Depois de um hiato de nove anos, a Bienal do Livro Bahia volta a acontecer, de 10 a 15 de novembro, no Centro de Convenções Salvador, com realização da GL Events, que também é a organizadora da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Recebendo um investimento de pouco mais de R$ 5 milhões, a expectativa é de que 80 mil pessoas circulem pela área de exposição e participem dos debates, conversas e atividades que serão oferecidas para adultos, adolescentes e crianças.

O evento conta com o patrocínio master da Colgate, que também assina o espaço Arena Jovem, os patrocínios das empresas Supergasbras, Skeelo, Suzano e Ferbasa, e o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação Gregório de Matos.

Além das mais de 150 marcas expositoras e stakeholders do mercado editorial, a programação da Bienal, montada para todos os públicos, terá três diferentes espaços: o Café Literário, a Arena Jovem e o Espaço Infantil, que recebem curadorias, respectivamente, dos jornalistas Josélia Aguiar, Schneider Carpeggiani e Mira Silva. Pensando na máxima acessibilidade, todos os painéis terão tradução em libras, para deficientes auditivos. Isso sem falar nos lançamentos de livros e sessões de autógrafos com autores que acontecerão nos estandes. “O público baiano respira cultura e está ávido por esse retorno da Bienal. Estamos com uma programação plural, diversa e com temas fundamentais a serem debatidos. Nosso objetivo é conseguir agradar leitores de todas as idades”, afirma Keila Kerber, diretora do evento.

Essa programação terá mais de 70 horas de conteúdo produzido pelos mais de 100 autores e personalidades convidados. A proposta de pluralidade tem o objetivo de promover a mais ampla possibilidade de troca de saberes e de estímulo e produção de conhecimento. “Isso também ajuda a consolidar a Bienal como um grande local de encontro, intercâmbio de ideias, e onde todos encontram o seu lugar e têm voz ativa”, complementa Kerber. A partir dessa retomada, o anseio é o de consolidar novamente o evento – cuja primeira edição ocorreu em 1996 – no calendário cultural da região.

Entre 1996 e 2013, quando era regularmente realizada a cada dois anos, mais de 2 milhões de pessoas passaram pela Bienal do Livro Bahia. Por isso, a expectativa é alta, como mostra o termômetro positivo das redes sociais a cada novidade anunciada. “O retorno da Bienal Bahia, quase uma década depois, acontece em um momento bastante importante para Salvador que, com o arrefecimento da pandemia de COVID-19 e a retomada das atividades culturais, vem trabalhando fortemente para colocar a cidade na rota dos grandes eventos, no sentido também de movimentar o turismo e a economia da capital baiana, além de promover o acesso à cultura para os cidadãos”, declarou o prefeito Bruno Reis.

Para garantir o êxito do retorno, a GL Events planejou um aporte de investimento ainda mais robusto na Bienal do Livro Bahia. A empresa, uma multinacional francesa de negócios e entretenimento fundada em 1978, é responsável também pela Bienal Internacional do Livro Rio e pela administração do próprio Centro de Convenções Salvador. Só de passagens aéreas para a capital baiana serão emitidos mais de 100 trechos, e, em seis dias de evento, sete hotéis de Salvador serão ocupados com mais de 150 diárias. Ressalte-se que essa conta inclui apenas a equipe de organização e os participantes da programação cultural. Nesse diapasão de recrudescimento econômico, Tatiana Zaccaro, Diretora da GL Events Exhibitions, reforça a importância de um equipamento capaz de abrigar acontecimentos de grande porte na cidade. “Eventos como a Bienal são basilares para incentivar o hábito da leitura, fomentar o mercado editorial e impulsionar a economia. Para isso, é fundamental contar com um espaço como o Centro de Convenções Salvador”, pontua ela.

Vale lembrar, ainda, que ao mesmo tempo em que a Bienal do Livro é esse palco essencial para diálogos, escutas, reflexões e troca de ideias – elementos fundamentais para se criar possibilidades de futuros – ela é igualmente um festival que promove lazer e entretenimento. O mundo da literatura e as narrativas estão sempre no centro de tal celebração, fazendo com que o aprendizado seja o pano de fundo da diversão, numa constante via de mão dupla. “As pessoas estão ansiosas para se reencontrarem num ambiente assim e nós estamos preparando uma programação calorosa e cheia de festa, como deve ser na Bahia, um estado que transborda produção cultural”, celebra a diretora Keila Kerber.

Venda de ingressos

A partir do próximo dia 05 de outubro, os ingressos para a Bienal do Livro Bahia 2022 já poderão ser adquiridos, antecipadamente, por meio do site oficial do evento: www.bienaldolivrobahia.com.br. A entrada inteira custa R$ 20, enquanto a meia entrada tem o valor de R$ 10. Durante os dias do evento, de 10 a 15 de novembro, haverá também bilheteria física no próprio local.

adm

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