Passageiros que pagam no dinheiro em viagens no Uber terão que tirar uma foto no momento da corrida, em mais um recurso de segurança para os motoristas da plataforma, anunciou a empresa nesta segunda-feira (23). Batizado de USelfie, a medida será obrigatória para usuários que não disponibilizaram dados de pagamento digital ou que escolheram o pagamento em dinheiro.
A foto será armazenada nos servidores da companhia para ficar à disposição das autoridades caso necessário. Segundo a companhia, o motorista não terá acesso à imagem – a checagem biométrica também está descartada. Na fase piloto, a foto será solicitada apenas para alguns usuários.
O USelfie será somado à checagem do CPF na base de dados da Serasa Experian e a verificação de RG e CNH, que solicita a alguns usuários que tirem foto dos documentos. Segundo a empresa, esse era um recurso pedido por motoristas.
“Nossa intenção é continuar melhorando em segurança sempre. É um processo sem fim que nós estaremos sempre trabalhando para usar a tecnologia em nosso favor para garantir um uso seguro do aplicativo”, afirmou ao Estadão Silvia Penna, diretora geral do Uber.