Uma pesquisa realizada pelos paleontólogos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) revelou a descoberta do dinossauro mais antigo da região Nordeste do Brasil. A vértebra de um dinossauro bípede, terópode, do período Jurássico, que aconteceu de 145 a 208 milhões de anos atrás, foi encontrada próxima à cidade de Ibimirim, no sertão pernambucano, em 2019.
De acordo com o portal da Folha de Pernambuco, o segmento analisado é comparável com um Dilophosaurus de tamanho médio que, segundo o filme Jurassic Park, ele apresenta algo parecido com asas nas laterais da cabeça que, sob ameaça, ficam abertas. No Nordeste do Brasil, há apenas duas ocorrências de dinossauros do período Jurássico. A primeira, anteriormente vista foi coletada na década de 1960 em Petrolândia, também no Sertão de Pernambuco.
“Estávamos fazendo um trabalho de mapeamento geológico, em que a gente só via as rochas, além de coletar fósseis diversos. Mas calhou de encontrarmos esse fóssil, que já tínhamos a expectativa de encontrar há muito tempo”, relembrou o paleontólogo Leonardo Oliveira.