Em momentos distintos no Brasileirão, São Paulo e Santos fazem nesta segunda-feira (2), a partir das 20h (de Brasília), o clássico paulista que fecha a quarta rodada do torneio nacional. Com mais de 25 mil ingressos vendidos antecipadamente, o Estádio do Morumbi deve estar lotado para mais um San-São.
Diante de sua torcida, o Tricolor Paulista espera fazer valer o mando de campo, afinal de contas, está há 18 dias longe de casa. Entre Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana, o São Paulo disputou quatro partidas seguidas longe do Morumbi.
O time comandado pelo técnico Rogério Ceni busca recuperação, já que soma apenas uma vitória — justamente quando atuou em casa, na estreia contra o Athletico Paranaense. Mesmo dividindo as atenções com outras competições, o clube do Morumbi precisa dos três pontos para sair da zona intermediária da classificação e não ver os líderes abrirem distância.
Entre os líderes está o próprio adversário desta segunda-feira. Invicto com duas vitórias e um empate, o Santos soma 7 pontos e pode reassumir a ponta da tabela em caso de triunfo no Morumbi. O elenco comandado pelo argentino Fabián Bustos sabe que uma vitória no clássico traria tranquilidade após um início acima do esperado, principalmente pelo desempenho bem abaixo no Paulistão, quando o time lutou (mais uma vez) contra o rebaixamento até a rodada final.
Desfalques
O principal desfalque do São Paulo será o técnico Rogério Ceni, que está suspenso e deve ser substituído pelo auxiliar Charles Hembert. No time, apenas Nikão, que não vem sendo titular, é dúvida. O meia-atacante segue tratamento de um trauma no tornozelo esquerdo, e só correu em volta do gramado na véspera do clássico.
No Alvinegro Praiano, o desfalque é Ângelo, por conta de lesão na coxa direita sentida no final do primeiro tempo do empate com o Unión La Calera em 1 a 1, na quinta (28), no Chile, pela Sul-Americana. O mais provável é que Lucas Braga seja o substituto no clássico.
Último encontro
São Paulo e Santos se enfrentaram pela última vez há pouco mais de dois meses, no Paulistão deste ano. No dia 20 de fevereiro, na Vila Belmiro, o Tricolor foi soberano e venceu por 3 a 0.
O duelo foi válido pela oitava rodada do estadual e os gols do confronto foram marcados por Éder, Eduardo Bauermann (contra) e Rodrigo Nestor.
FICHA TÉCNICA
São Paulo x Santos
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Data e hora: segunda-feira (2/5), às 20h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
SÃO PAULO: Jandrei; Rafinha, Diego Costa, Léo e Welington, Pablo Maia; Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Alisson; Eder e Calleri. Técnico: Charles Hembert (substituto de Ceni, suspenso).
SANTOS: João Paulo; Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Zanocelo e Johan Julio; Marcos Leonardo, Lucas Braga e Léo Baptistão. Técnico: Fabián Bustos.