Na segunda-feira (18), a rede de ensino da prefeitura de Salvador contabilizou uma frequência escolar de 35% dos alunos. O percentual foi confirmado pelo secretário de Educação do município, Marcelo Oliveira, em entrevista nesta terça-feira (19), durante solenidade de nomeação de mais 59 professores para a rede pública de Salvador.
Segundo o secretário, a presença dos alunos em sala de aula – alvo de apelos do prefeito Bruno Reis – está em 70%. “30% (de ausência) é um número muito significativo. Agora, com esse perído de chuva, a frequencia cai muito”, lamentou. Na segunda, devido às chuvas, sete das 11 sirenes de alerta e alarme da prefeitura foram acionadas.
Marcelo Oliveira atribuiu a redução brusca ao fato de a rede ter mais alunos de ensino fundamental e creche. “São crianças menores. É mais difícil os pais levarem para a escola”, disse.
Professores
Quanto aos professores, o secretário explicou que eles integravam o cadastro de reserva do concurso de 2019, sendo chamados agora com o surgimento de vagas abertas pelo aumento no número de estudantes na rede. Além da turma nomeada nesta terça, a prefeitura vai incorporar mais 160 profissionais. “Eles já forma convocados. Estado fazendo o processo de apresentação, documentação e exame admissional.”