A secretária de Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, afirmou que os casos de Covid-19 causados pela variante Ômicron podem estar em queda no estado, caso a tendência apresentada em outras partes do mundo, como Europa, se repita aqui.
“É importante manter a situação atual, que é de alerta. A pandemia de Covid não nos oferece até hoje uma regularidades que nos permita fazer grandes previsões para o futuro. Esperamos sim que comece a cair, se reproduzir o que aconteceu em outros lugares”, disse a secretária nesta segunda-feira (14). Ela esteve em um evento com o governador Rui Costa no Parque de Exposições.
A titular da pasta, no entanto, reforçou que a situação ainda é de alerta. “Hoje temos mais de 28 mil casos ativos, um número de óbitos que impõe alerta, acompanhamento sistemático da ocupação de leitos. Hoje o recado é: use máscara, higienize as mãos, mantenha distanciamento. E busque sua vacina, que seu vizinho tome vacina, seu amigo tome vacina”, destacou.
“A expectativa é de diminuição (de casos) se ocorrer o que aconteceu em outros lugares do mundo. Mas hoje estamos em alerta. Não podemos diminuir nossa atenção para a Covid porque estamos lidando com a vida dos queridos, se não o meu e seu, o de alguém”, diz a secretária.
No último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), no domingo (13), o estado tinha 28.615 casos ativos de Covid-19.