A Universidade Federal de Feira de Santana (UESF) está de luto. A professora fundadora da instituição, Ana Angélica Vergne de Morais, faleceu na última segunda-feira (17). Em uma nota de pesar, a entidade informou que Ana foi diretora do Departamento de Letras e Artes e atuou por mais de 50 anos como docente.
“É com profundo pesar que a Universidade Estadual de Feira de Santana se despede da professora, mestra, escritora, orientadora e amiga Ana Angélica Vergne de Morais…Ela era uma apaixonada pelas letras e pela literatura e também membro da Academia Feirense de Letras e da Academia de Educação de Feira de Santana”, detalhou o documento divulgado nas redes sociais da UEFS.
A vice-reitora da Uefs, Amali Mussi ressaltou a importância da professora para a instituição. “É uma perda imensurável para a educação do nosso país, para as universidades públicas, para a causa da literatura e cultura brasileira, que representava com tanta expressividade. A professora Ana Angélica tem uma trajetória de luta e resistência pela educação pública popular e inclusiva e hoje é seu símbolo e inspiração”, declarou.
A Uefs se solidarizou com os familiares e amigos. O velório da professora será realizado nesta terça-feira (18) e o sepultamento será no cemitério São Jorge – na Rua Bartolomeu de Gusmão – bairro Sobradinho às 15h.