O Twitter suspendeu, na quarta-feira (12), a conta do empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, por violação das regras da plataforma. O bloqueio foi motivado por uma ordem judicial.
A rede social informou que “bloqueou a referida conta (@LucianoHangBr) uma vez que a ordem judicial que requer seu bloqueio na plataforma segue em vigor”.
Em nota à imprensa, o empresário afirmou que teve sua conta suspensa “pelo compartilhamento de um vídeo do dr. José Augusto Nasser, que é neurocientista e cirurgião neurológico, PHD, mestre e doutor em neurociências, falando sobre a vacinação de crianças”.
“Estamos vivendo momentos estranhos na sociedade, onde você não pode ter liberdade de pensamento e expressão. Um absurdo! Não é possível que se tenha uma única verdade e que você não possa questioná-la. Agora, não podemos mais compartilhar informações para as pessoas tomarem suas próprias decisões?”, declarou Hang, que é apoiador do presidente Jair Bolsonaro.
Hang é investigado no inquérito das fake news, instaurado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em março de 2019 para apurar a existência de uma suposta rede de produção e propagação de notícias falsas nas redes sociais.
Em depoimento à CPI da Pandemia no Senado, em setembro do ano passado, o empresário negou que tenha financiado a propagação de fake news.