O diretor teatral, ator e produtor cultural Nivaldo Nery, conhecido como Duzinho, faleceu na manhã desta quarta-feira (29) após uma luta árdua contra um linfoma. Duzinho foi Rei Momo do Carnaval de Salvador em 2016.
Morador de Lauro de Freitas, era considerado um dos maiores nomes da cultura do município. Em suas redes sociais, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, secretários e artistas lamentaram a perda. “A cena artística da nossa cidade está de luto. Com muita tristeza recebemos a notícia da partida de Duzinho”, escreveu a gestora. Moema esteve com Duzinho dias antes e relata a emoção do encontro no texto. “Manifesto aqui minha tristeza pela partida deste jovem que sai de cena de maneira precoce”.
Além de sua atuação artística, que o levou a assumir o cargo de subsecretário municipal de Cultura entre os anos de 2013 a 2016, criar o Festival Ipitanga de Teatro (FIT) que trouxe à cidade espetáculos de todos os lugares do Brasil, e ser o mentor da Cia. Távola de Teatro, Duzinho Nery era militante da causa LGBTQIA+ o que o fez ser candidato a vereador no começo dos anos 2000.
Outra paixão de Duzinho era escrever. O produtor tem publicado dois livros – Das Cinzas uma Rosa e o Diário do Rei – e centenas de poemas. O segundo livro, publicado recentemente, conta as suas experiências à frente dos reinados momescos das folias de Lauro de Freitas e Salvador.
Duzinho era ainda bacharel em Artes pelo IHAC e graduando do curso de Produção em Comunicação e Cultura da Faculdade de Comunicação da UFBA. A universidade emitiu nota de pesar na noite desta quarta-feira (29) lamentando a morte do estudante.
O velório e sepultamento acontece nesta quinta-feira (30), às 10h na sala 02 do Cemitério Bosque da Paz. Um ônibus estará estacionado na porta do Cine Teatro e sai às 8h conduzindo os amigos e familiares para o último adeus.