Diante das incertezas sobre a realização do carnaval em 2022 por parte do governo de Estado e Prefeitura de Salvador, artistas e blocos baianos começaram a cancelar a participação no evento desde o início deste mês. Na lista preparada pelo bahia.ba, confira todas as desistências anunciadas até o momento.
Muquiranas
O anúncio mais recente foi realizado nesta segunda-feira (20) pelas Muquiranas, o maior bloco da folia de Salvador. Segundo a administração, o cancelamento ocorreu devido à falta de um posicionamento definitivo sobre o evento e, por isso, foi decidido adiar o desfile para 2023.
“Diante das incertezas de um Carnaval seguro e bem realizado, sobretudo devido à falta de um posicionamento definitivo e oficial por parte das autoridades, As Muquiranas informa que irá adiar o desfile. Lamentamos não poder viver a grande emoção que é estar na Avenida, mas entendemos que é apenas mais um ano de espera pra uma vida inteira de curtição no Melhor Bloco do Brasil”, diz a nota publicada no Instagram do bloco.
Bell Marques
Símbolo da festa momesca na cidade, o cantor Bell Marques anunciou no último dia 14 de dezembro que os blocos comandados por ele como o Camaleão, Vumbora, além do novo Bloco da Quinta, não desfilarão em 2022
“Em função das indefinições quanto à realização do Carnaval de rua em Salvador e dos prazos necessários para a realização da festa […] Não vamos perder nossa alegria! 2023 chega logo e vamos fazer a maior apresentação da história, um desfile lindo, como sempre. “A Saudade vai aumentar, mas vamos aguentar firmes porque esse novo ano vai passar voando e logo estaremos juntos no Carnaval de 2023. Vejo vocês em 2023 com a mesma energia de sempre”, prometeu o cantor.
Léo Santana
No mesmo dia e sob a mesma justifica que Bell, o “gigante” também anunciou que o bloco do Nana só estaria presente em 2023. O cantor chegou a dizer que o “sonho foi adiado”, mas demonstrou empolgação para 2023.
“Em 2023 estaremos juntos no nosso Bloco com muito mais animação para fazer um Carnaval daquele jeito que a gente gosta e que estamos acostumados! Vai ser lindão! Eu já estou aqui superanimado e não vejo a hora de 2023 chegar e a gente se reencontrar, disse Léo Santana, nas redes sociais.
Daniela Mercury
Logo no início do mês, no dia 3 de dezembro, a cantora Daniela Mercury informou que seu bloco não vai desfilar em nenhuma festa aberta ao público em 2022, incluindo o carnaval. A artista afirmou que não participará da festa, mesmo que aconteça em Salvador ou em outros lugares do país.
“Sinto muito em anunciar isso, mas avaliamos bem a situação e chegamos à conclusão que o cenário é muito incerto. Já estou considerando que, na Bahia, o governo e a prefeitura não vão realizar o carnaval 2022, mesmo ainda não havendo anúncio oficial. E, apesar de estar mantido o carnaval de São Paulo, e o Pipoca da Rainha ser tão tradicional na folia paulistana, infelizmente não desfilarei em 2022″, diz a nota.
Banda Eva
No mesmo dia em que Daniela se pronunciou, a banda Eva também se manifestou afirmando que cancelaria a participação por “não ter mais tempo hábil” para se organizar para o desfile.
“Por não termos mais tempo hábil para a adoção das medidas e procedimentos que garantem a entrega dos melhores serviços e produtos, como fazemos há 40 anos, infelizmente, o Bloco Eva não irá mais desfilar no Carnaval de Salvador 2022”.
A mesma decisão foi tomada pelos organizados do Camarote Expresso 2222.
Em coletiva realizada na última semana, o prefeito Bruno Reis disse que a ausência dos grandes artistas pesa na decisão e que estuda outros formatos para a realização da folia, caso não seja possível nos moldes tradicionais.
A decisão sobre a realização da festa deve ser tomada em conjunto com o governo estadual, mas ainda não tem data para ser divulgada