O sistema de reconhecimento facial utilizado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) será ampliado no estado, segundo o que informou o Secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (16). De acordo com o ex-senador, a expectativa é que novos centros cheguem a algumas áreas de fronteira com outros estados.
“Espero que até dezembro a gente lance também mais umas ousadas licitações na área de conectividade e banda larga. Melhorando substancialmente o serviço no serviço público e ao mesmo tempo também abrindo isso para a população, assim como também o vídeo polícia, que é uma ampliação do serviço de segurança pública usando inteligência artificial e expandindo. Hoje a gente tem um grande centro em Salvador. A ideia é que nos construamos mais 22 centros menores espalhados pelo interior”, explica.
Questionado ainda sobre as obras do VLT e o motivo da elevação de um dos trechos, o secretário explicou que a ideia para este trecho da obra foi evitar a desapropriação e manter a vida da praia da Baía de Todos-os-Santos, no Subúrbio de Salvador.
“Na realidade, mantendo no mesmo lugar e fazendo elevação, a gente consegue resolver isso. Eu não preciso gastar com desapropriação e ao mesmo tempo eu permito agora nesse trecho de elevação, o acesso à praia”, diz.
O governador Rui Costa também comentou sobre a ampliação, após comentar as mortes envolvendo os suspeitos da chacina contra quatro motoristas de aplicativo.
“Muitas vezes você não consegue evitar o crime, mas a eficiência do estado tem que ser na identificação e prisão dos criminosos. É por isso que estamos licitando e ampliando algo que tem nos ajudado muito a elucidar os crimes, que é a vigilância eletrônica, as câmeras. Então vamos ter uma ampliação grande ao longo de 2020 de câmeras de reconhecimento facial e de leituras de placa [do carro]”, afirma.